Notícias

Mostra de Cinema de Tiradentes tem inscrições abertas até quinta-feira

publicado: 03/01/2017 00h05, última modificação: 03/01/2017 11h36
foto.jpg

A 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes contará com oficinas em 10 modalidades, ofertando 240 vagas - Foto: Divulgação

tags: mostra de cinema de tiradentes , inscrições


Lucas Silva - Especial para A União

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de cinema da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até 5 de janeiro, os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do evento. São 10 modalidades, com oferta de 240 vagas, atendendo a públicos de diferentes idades e interesses. As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo promove anualmente no âmbito do programa Cinema sem Fronteiras, com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da indústria cinematográfica, contribuindo na formação e capacitação técnica para o mercado de cinema, além de oferecer oportunidades para a nova geração conhecer e aprender o ofício da sétima arte.

O diretor do longa Elon não acredita na morte, Ricardo Alves Jr., ministra a oficina de “Direção de atuação para o cinema”. Durante o curso, serão apresentados, discutidos e praticados todos os aspectos essenciais do processo de preparação, criação e filmagem de uma cena, com foco na direção de atores e não-atores. Já a “Assistência de Direção” é tema da oficina ministrada pelo cineasta Marcelo Caetano, que pretende, por meio de discussões e exercícios práticos, abranger as funções clássicas do assistente de direção sem deixar de lado as mudanças e atualizações da função.

Na oficina “Noções básicas de montagem e edição” os alunos irão aprender, na teoria e prática, aspectos do processo de montagem para cinema e televisão, com o instrutor Daniel Brandi do Couto; para a oficina “Trilha sonora aplicada”, ministrada por Márcio Brant e Felipe Fantoni, será montado um estúdio móvel de áudio devidamente equipado para facilitar o entendimento do uso da linguagem sonora na produção audiovisual; já a oficina “Gif Lumiére – Mostra Tiradentes 20 anos”, de Henrique Kopke, pretende estimular o uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de artes visuais, animação e edição de vídeo, para a criação de ciclos em GIF, com imagens de acervo da Mostra Tiradentes.

Uma das oficinas mais concorridas é a tradicional “Realização em Curta Digital” ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda). Neste minicurso de sete dias, o aluno participa da produção e execução de um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas de destaques, como o carioca Bruno Safadi e o mineiro Gabriel Martins. São 35 vagas para público acima de 18 anos.

Crianças e adolescentes não ficam de fora. Para os interessados em ingressar na produção cinematográfica, a pedida é o curso “Por trás da câmera”, com Anna Rosaura e Bete Bullara, que propõe fazer uma introdução à linguagem audiovisual, passando por várias etapas e funções, como roteiro, direção e câmera. Quem curte a mistura de temas e linguagens artísticas, vai gostar da oficina “Cinema, artes plásticas e meio ambiente”, de Daniella Penna, que tem como objetivo principal trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas. E os jovens que gostam de colocar a mão na massa vão se divertir e aprender com os cursos “Animadíneos - stop motion”, que vai ensinar a técnica de animação utilizando poucos recursos, e “Pinhole: fotografia sem câmera”, que vai mostrar como é possível fazer uma foto sem usar nenhum tipo de equipamento eletrônico.