Mostra de cinema exibe dez filmes em João Pessoa

publicado: 08/11/2018 09h38, última modificação: 08/11/2018 09h38
REBENTO cópia.jpg

Rebento (Ficção, 97min, 2018), de André Morais, será exibido na sexta-feira - Foto: Divulgação

tags: mostra de cinema , walfredo rodriguez

Será realizada nos próximos dias 09, 10 e 11 deste mês a 1ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, com a exibição totalmente gratuita de dez filmes, entre curtas e longas metragens, no
Largo da Igreja de São Francisco (Centro Histórico) e na Usina Energisa. Haverá também uma mostra paralela de três curtas no Plenário Fernando Paulo Carrillo Milanez, do Anexo I da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) – que fica em frente à sede da CMJP.

A 1ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez ainda conta com profissionais renomados do circuito nacional de cinema – vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife – para ministrar debates, mesas redondas, workshops e um laboratório de desenvolvimento de roteiro e mercado de distribuição audiovisual. Programações essas que ocorrem durante o dia no Hotel Globo e no Centro Cultural Casa da Pólvora.

A Câmara Municipal de João Pessoa, a Cosmopopeia, a General Store e o Café 17 são outros locais parceiros que recebem desdobramentos de programação e espaço de convivência da Mostra.

Sobre Walfredo Rodriguez

“Considerado o pai do cinema paraibano, o fotógrafo testemunhou o crescimento de João Pessoa em negativos que mostram a evolução da cidade desde a época que ela ainda se chamava Parahyba do Norte, desde as ‘cacimbas de banho’ públicas até a chegada da energia elétrica e dos bondes. [...]

Em 1924, o cineasta começa a rodar Sob o Céu Nordestino, que só foi concluído em 1928 e é considerado pela crítica como um marco etnológico do cinema brasileiro, por ter sido o pioneiro a retratar a cultura nordestina sem a ótica do exoterismo. De sua obra restaram apenas fragmentos...”

Mais informações em:

facebook.com/mostrawalfredorodriguez/ Instagram: @mostrawalfredorodriguez

1ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez 09, 10 e 11 de novembro de 2018
Centro Histórico e Usina Cultural Energisa Gratuito!
Realização e produção: Funjope + Fórum do Audiovisual Paraibano + Associação Coletivo Porta Cênica. Identidade visual: João Faissal

PROGRAMAÇÃO 1ª MOSTRA WALFREDO RODRIGUEZ 2018

09 de Novembro - Sexta

Crua (Ficção, 19min, 2018), de Diego Lima Rebento (Ficção, 97min, 2018), de André Morais

> TODOS OS FILMES CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS <

10 de Novembro - Sábado

Largo da Igreja de São Francisco

21h30: Debate com os Realizadores

Mediação: André Dib (PB)

Cosmopopeia

22h30 - Festa WR

Cosmopopeia

Mesa: Roteiro Audiovisual

Aleksei Abib (SP), Inês Figueiró (SP) e Marcel Vieira (UFPB)

Mediação: Paulo Roberto (PB)

Hotel Globo

W.R_Lab de Roteiro Audiovisual, com Aleksei Abib (SP) e Inês Figueiró (SP)

Centro Cultural Casa da Pólvora

Workshop: Plano de Negócios e Captação de Recursos para Obra Audiovisual, com Carla

Francine (PE)

Usina Cultural Energisa - Sala Vladimir Carvalho

DNAM - Deus Não Acredita em Máquinas (Ficção, 14min, 2018), de Ely Marques Coletivo de Multidão (Ficção, 19min, 2018), de Manoel Fernandes

Sol Alegria (Ficção, 90min, 2018), de Tavinho Teixeira > TODOS OS FILMES CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS <

Mostra Paralela de três curtas:
a partir das 16h, no Plenário Fernando Paulo Carrillo Milanez, do Anexo I da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) – que fica em frente a sede da CMJP.

Moído, dir.Torquato Joel ( 13min);
Hosana nas Alturas, dir. Eduardo Varandas (17 min); Stanley, dir. Paulo Roberto. ( 19min);
> TODOS OS FILMES CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS <

11 de Novembro - Domingo

21h30 - Debate com os Realizadores

Mediação: Daniel Queiroz (MG)