Próximo de fazer meio século, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começou timidamente no teatro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 1977, pelos esforços visionários de Leon Cakoff, que nasceu em Alepo, Síria, em 1948, e faleceu em 2011, deixando para sua esposa, Renata de Almeida, a tarefa de realizar o maior evento de cinema da América Latina.
Na coletiva de imprensa, que aconteceu em São Paulo no dia 4, Renata, diretora-geral da mostra, destacou as principais atrações da 49ª edição, com retrospectivas, homenagens, sessões especiais, Mostra Brasil, filmes restaurados, e salientou o empenho da curadoria em selecionar filmes que também refletissem o mundo em que vivemos, com seus os conflitos bélicos, religiosos, de imigração, econômicos, raciais, etc.
Como acontece todos os anos, os cinéfilos ficam atentos não somente aos filmes que passaram nos mais importantes festivais internacionais, como também os que dificilmente são lançados no Brasil e que depois tornam-se verdadeiras preciosidades nas rodas dos frequentadores. Eles terão um ótimo cardápio de filmes: 375 ao todo, de mais de 80 países, com longas de cineastas renomados que passaram pelos três mais importantes festivais do mundo, Cannes, Veneza e Berlim.
Entre os filmes que serão disputados pelo público estão: Nouvelle Vague, de Richard Linklater; Frankenstein, de Guillermo del Toro (que também terá seu primeiro longa exibido: Cronos, de 1992); A Incrível Eleonor, primeiro longa dirigido pela atriz americana Scarlett Johansson; o novo filme dos irmãos Dardenne; Jovens Mães; Pai, Mãe, Irmã, Irmão, do festejado diretor americano Jim Jarmusch.
Mas, certamente, o filme mais disputado desta edição será o do diretor iraniano Jafar Panahi, que frequentemente é preso pelo governo ditatorial do seu país, não podendo comparecer aos eventos. Foi Apenas um Acidente é o grande vencedor do Festival de Cannes deste ano, um filme baseado numa história real, que aconteceu durante o genocídio perpetrado pelo governo de Israel na Faixa de Gaza.
Possivelmente Panahi virá à mostra para não somente exibir seu filme, mas fazer uma masterclass e receber um dos Prêmio Humanidade desta edição (o outro será para a diretora martinicana Euzhan Palcy).
Mas esta edição antes mesmo de começar, já deu o que falar: as credenciais que são vendidas ao público e que dão direito a adquirir antecipadamente os ingressos, esgotaram-se no mesmo dia, o que nunca tinha acontecido.
Todas as quatro credenciais, a Permanente Integral (com a qual a pessoa pode pegar o ingresso com seis dias de antecedência e que foi vendida a R$ 640), a Permanente Especial (com a qual é possível adquirir os ingressos cinco dias antes, no valor de R$ 160), assim como os pacotes de 20 e de 40 ingressos (nos valores de R$ 270 e R$ 440, respectivamente, e que também dão o direito de comprar com cinco dias), esgotaram-se em menos de duas horas.
O público foi as redes reclamar da organização, pois muita gente tentou comprar e não conseguiu. Parte da explicação para que as credenciais se esgotassem rapidamente, é que o circuito da mostra perdeu dois lugares importantes de exibição; as seis salas de cinema do Shopping Frei Caneca, que hoje pertence à rede Cinesystem, que tinha capacidade de absorver mais de 800 pessoas por sessão, e as salas dos Belas Artes, na Consolação, que disponibilizava quatro das suas seis salas.
Os frequentadores da mostra preferem ficar no quadrilátero da Avenida Paulista com esses cinemas, além do Cinesesc, com quase 380 pessoas por sessão, além da sala do Instituto Moreira Salles (IMS), com capacidade de 180 por sessão, e as quatro salas do Reserva Cultural. Fora isso, a mostra, desde o ano passado, não disponibiliza mais as três salas do Marquise, com capacidade de quase 500 pessoas por sessão.
Mesmo que tenha ganhado outros espaços de exibição, como o Multiplex Marabá, com mais de mil pessoas e as duas salas de teatro do Cultura Artística, com quase mil pessoas também por sessão, ambas na região central de São Paulo, o público, com medo da violência desta região, prefere ficar nas próximas da avenida Paulista, que também conta com as quatro salas do Espaço Petrobras de Cinema. A organização vai disponibilizar hoje credenciais extras.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de Outubro de 2025.