Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Mostra Sesc de Cinema tem início nesta terça, em JP

Notícias

Mostra Sesc de Cinema tem início nesta terça, em JP

por publicado: 04/07/2017 00h05 última modificação: 04/07/2017 08h09
Divulgação O curta "Santa Rosa" faz parte da programação da mostra que acontece no Centro de Turismo e Lazer do Sesc-PB, no Cabo Branco

O curta "Santa Rosa" faz parte da programação da mostra que acontece no Centro de Turismo e Lazer do Sesc-PB, no Cabo Branco


Guilherme Cabral

“É uma iniciativa excelente, que contribui para revitalizar o cinema paraibano, principalmente o curta-metragem, no qual a Paraíba já tem tradição”. Foi o que declarou para o jornal A União a atriz e educadora paraibana Zezita Matos, referindo-se à Mostra Sesc de Cinema que o Serviço Social do Comércio abre nesta terça (4), a partir das 9h, com a exibição do filme intitulado O Ermitão das Flores, dirigido por Érik Medeiros, no Centro de Turismo e Lazer que a instituição possui no bairro do Cabo Branco, localizado na orla da cidade de João Pessoa. “O detalhe ótimo é que muitos desses curtas registram pessoas e locais do Estado que o próprio paraibano ainda não conhece”, disse ela, que será uma das participantes, como debatedora, do evento, que se prolongará até a próxima sexta-feira, dia 7. Durante esse período, serão exibidas, nos três turnos, com início às 9h, 14h e 19h30, no total, 20 produções, sendo sete oriundas da capital e 13 do interior.

No caso dos filmes programados para o período noturno, começando às 19h30, o público vai participar, após a exibição, de debate sobre cada produção com a atriz Zezita Matos, o realizador e professor Bertrand Lira, o jornalista e crítico especializado em cinema Renato Félix, a continuista Cristiane Guedes Fragoso e o diretor de arte Hélder Nóbrega. A programação ainda inclui a realização das oficinas “Roteiro para cinema”, ministrada todos os dias, das 9h às 11h, pelo diretor Torquato Joel, e “Efeitos da maquiagem para cinema e outras artes”, com o maquiador William Muniz, nesta terça e quarta, das 14h às 17h.

“Essa Mostra é uma oportunidade que o Sesc oferece ao público para conhecer o que os paraibanos estão realizando, pois a maioria - ou quase toda - da produção que o público tem assistido vem de fora. Deveria haver uma política que permitisse, antes da exibição de um longa-metragem, que as pessoas assistem um curta”, comentou, ainda, a atriz Zezita Matos para A União.

A abertura oficial do evento acontece nesta terça, a partir das 19h30, com a entrega dos certificados aos cineastas selecionados da Mostra Sesc de Cinema. Depois, serão exibidos quatro filmes, todos curtas-metragens, dos quais dois são oriundos de Campina Grande: Seis Palavras, dirigido por Débora Marx, e Sala de Reboco: a História de Zé Marcolino, de Ana Célia Gomes, ambos com Classificação Indicativa Livre. Os demais são: Um Olhar sobre a Fotografia, direção de Daniel Rosas, da cidade de João Pessoa, e Ilha, dirigido por Ismael Moura, do Município de Cuité, cujas classificações são Livre e 12 anos, respectivamente.

No entanto, a programação da Mostra do Sesc já oferece ao público, na manhã desta terça, alguns filmes. O primeiro, a partir das 9h, é O Ermitão das Flores, dirigido por Érik Medeiros, de Campina Grande e Classificação Livre. Depois, serão exibidos Imagens e Memórias: o Cinema no Vale do Mamanguape, dirigido por José Muniz, da cidade de Mamanguape, e Santa Rosa, de João Paulo Palitot, de João Pessoa, cujas classificações são Livre e 16 anos, respectivamente. E, à tarde, às 14h, serão exibidos Diabolin, direção de Virginia Gualberto e Mailsa Passos, de João Pessoa e Classificação Livre; Manancial, dirigido por Bruno Soares, da cidade de Condado, e Convite para Morte, direção de Magna Fontes, de Campina Grande, ambos com Classificação Livre.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41