Cantora e percussionista indicada ao Grammy Latino se apresenta hoje, na Vila do Porto, em João Pessoa

Música: Alessandra Leão lança o show ‘Acesa’

publicado: 31/03/2022 08h48, última modificação: 31/03/2022 08h49
Alessandra Leão - Fotografia Bia Varella.jpg

Foto: Bia Varella/Divulgação

por Joel Cavalcanti*

A cantora e percussionista pernambucana radicada em São Paulo Alessandra Leão traz pela primeira vez ao Nordeste o show Acesa, fruto do álbum homônimo lançado no final do ano passado. Com apresentação marcada para às 21h, na Vila do Porto, em João Pessoa, a artista indicada ao Grammy Latino em 2019 lança seu repertório de canções que evocam a fé e a festa de tradições musicais nordestinas. “No palco comigo estará Sofia Freire, Tamiris Silveira e Guilherme Kastrup, e uma participação especialíssima, mais que especialíssima, das Mestras Odete de Pilar, Ana do Coco e o Mestre Jandui. Repare, pense se não vai ser boa essa noite”, anuncia Leão.

As composições de Acesa são centradas na ciranda e no coco, com arranjos que se utilizam de base percussiva, programações eletrônicas e uma trama de contrapontos de sintetizadores, pensada a partir de linhas de sopros das cirandas. O show estreou em dezembro de 2021, no Sesc Pompeia, em São Paulo, e foi concebido a partir de uma residência artística que Alessandra Leão realizou através de uma websérie na qual ela interage com mestres, mestras, líderes religiosos e personalidades da cultura popular do Nordeste. Tendo passado por comunidades em Pilar (PB) e no Quilombo do Ipiranga, em Conde (PB), essas vivências se transformaram em disco, composto por 10 canções inéditas e três vinhetas.

“A arte ligada à diferentes tradições me ensinam desde muito tempo o quão fortalecedor é brincar juntos, como isso nos mantém de pé, como é profundo e potente, como diria o finado Mestre Batista (do Cavalo Marinho Estrela de Ouro): ‘Aqui nada se ensina e tudo se aprende’”, defende a artista, que em 25 anos de carreira já atuou ao lado de músicos paraibanos como Cátia de França e Chico César, além de nomes como Lia de Itamaracá, Tulipa Ruiz, Jorge du Peixe (Nação Zumbi), Siba, Anelis Assumpção, Kiko Dinucci e Juliano Holanda.

A artista divide a direção musical de Acesa com Caê Rolfsen, num trabalho que traz uma sonoridade de timbres e texturas que proporcionam forte experimentalismo e conexão com o transcendental. “Penso na música como algo sagrado, seja dentro do ambiente religioso, seja nos terreiro da rua, seja num show, seja em casa. Gosto do sagrado que ilumina a alma pela fé e pela festa”, conta Leão, que ministra aulas de canto e de ilú, tambor usado nos terreiros de xangô e jurema em Pernambuco.

Os ingressos para o show Acessa podem ser adquiridos através do site Sympla por R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 31 de março de 2022