Haryson Alves
Neste sábado (28), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) lançou uma nova compilação de 10 músicas em sua playlist na plataforma de músicas por streaming Spotify. A iniciativa ‘Das Bandas de Cá’ valoriza a cultura pessoense e paraibana, difundindo o trabalho de bandas, compositores e cantores da terra, e compartilhando a diversidade musical paraibana em seus variados estilos, gêneros e tendências. Ao todo, o material já repercute o trabalho realizado na Capital de 60 artistas ou bandas locais, com 120 músicas em 12 seleções, compostas por 10 obras cada. Há três meses, todo sábado, um novo repertório “vai ao ar” e o material fica disponível online pra quem quiser conhecer, baixar e divulgar.
“O objetivo é divulgar a nossa cultura, os nossos músicos. Possuímos uma nova safra de compositores na Capital, tanto que a maioria das obras que integram o projeto ‘Das Bandas de Cá’ é autoral. Já divulgamos canções em inglês e de variados estilos, como forró, reggae, clássico, regional, groove, pop, MPB, rock, instrumental, eletrônico, rap etc.”, confirmou a idealizadora do projeto, a jornalista Vanessa Queiroga, uma das responsáveis pela equipe de Mídias Sociais Digitais da Câmara JP.
Apesar de o projeto ser aberto a qualquer sugestão e participação dos webusuários, a única restrição para participar é que o artista ou grupo produza ou tenha produzido em João Pessoa a obra selecionada. “Pode ser qualquer estilo musical, música em português ou outra língua, pode ter vindo de outra cidade, de outro estado ou até mesmo de outro país. A proposta é mostrar a cena local com todas as suas variantes, etnias e pluralidade”, enfatizou Vanessa Queiroga.
“Mais do que promover, homenagear e destacar a cultura paraibana, esse dispositivo é uma forma de aproximarmos o Poder Legislativo da população de nossa cidade. É um canal de contato com a sociedade”, destaca o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB). “A participação popular e democrática na vida da Câmara Municipal deve ocorrer em todas instâncias. E valorizando a música da nossa terra é uma forma de promover essa participação”.
Cada playlist tem uma configuração própria. Como as sugestões dos webusuários são constantes, as seleções se modificam a cada sábado, tanto nos estilos, quanto nas produções, que variam desde canções autorias à releituras de compositores já consagrados.
Têm que ser locais
A única regra é o artista ou banda produzir ou ter produzido em João Pessoa. Pode ser qualquer estilo musical, música em português ou outra língua, pode ter vindo de outra cidade, de outro estado ou até mesmo de outro país. A proposta é mostrar a cena local com todas as suas variantes, etnias e pluralidade.
“A ação vem se mostrando extremamente efetiva e as reações dos webusuários têm sido positiva. Além de reposts e compartilhamentos, recebemos comentários elogiando o projeto e a iniciativa da Câmara. O objetivo é valorizar e divulgar os nossos artistas e bandas. Ainda mais: ao utilizar esse serviço de música online, a Câmara experiencia mais uma forma de interação e participação colaborativa com a sociedade e projeta a cultura da região onde está inserida para o mundo todo na web. É mais uma forma de valorizar e estreitar laços entre os cidadãos, artistas e a Casa que é do povo”, salientou a idealizadora do projeto.
Segundo ela, esse é um aspecto que torna a iniciativa um diferencial, inclusive de todos já implementados pelo setor de Mídias Sociais da Internet da Casa Napoleão Laureano. “Tratar de cultura naturalmente provoca uma identificação maior quando você se vê representado e valorizado em sua própria terra. As pessoas tendem a interagir mais e o fato das playlists serem compostas por sugestões dos usuários, acaba promovendo uma distinção das demais iniciativas que já realizamos na comunicação Casa via web”, confirmou Vanessa Queiroga.
De acordo com ela, o projeto tem sido “uma responsabilidade prazerosa. Pois queremos [Setor de Mídias, Vereadores e presidência da CMJP] que os nossos webusuários ouçam a playlist e se identifiquem com as músicas que estão lá. São as produções dos nossos artistas, que muitas vezes se inspiram em João Pessoa para compor e retratar a vida, a cidade, o cotidiano paraibano. São eles que estão ocupando os palcos da cidade, levando cultura, arte e entretenimento aos pessoenses. A Câmara iniciou mais um processo de valorização e difusão da cultura de nosso povo que tem levado João Pessoa ao conhecimento de pessoas dentro e fora do país a partir do compartilhamento desse trabalho”, ressaltou Vanessa Queiroga.
Resultados
A ação vem se mostrando efetiva e o retorno dos usuários positivo. Além de reposts (‘repostagens’ diretamente da publicação original’) e compartilhamentos, a Câmara tem recebido comentários elogiando o projeto e a iniciativa. Ao utilizar esse serviço de música online, gerou-se mais uma plataforma de interação entre os Pessoenses e a Casa Napoleão Laureano através da internet.
A maioria das vezes o compartilhamento ou repost é feito pelos próprios artistas. “Mas já tivemos comentários de usuários que gostam da proposta do projeto. Além de recebermos sugestões dos webusuários seguidores ou não dos perfis da Câmara nas redes, os artistas também nos procuram, revelando interesse em entrar na playlist ‘Das Bandas de Cá’”, acrescentou Vanessa Queiroga.
‘O seu olhar melhora o meu’
Alinhados com a proposta de gestão implementada pelo presidente da CMJP, Marcos Vinícius, a CMJP também realiza uma ação semelhante em seus perfis nas redes sociais da internet. Um exemplo é a campanha fotográfica ‘O seu olhar melhora o meu’, a partir do qual a Casa recebe fotos de qualquer cidadão que retratem algum aspecto, situação ou local de João Pessoa. “Todos os dias publicamos o nosso ‘bom dia para João Pessoa’ com as imagens que os cidadãos nos enviam, sempre identificando o webusuário que produziu a foto e o local do registro”, acrescentou Vanessa Queiroga.