Musicalização Infantil faz aula aberta e abre matrículas para novos alunos

publicado: 07/06/2019 10h22, última modificação: 07/06/2019 10h22
musicalização-portal

tags: musicalização infantil

O projeto de Musicalização Infantil fará uma aula aberta, neste sábado (8), às 14h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o tema “Conversas Brasileiras”. A aula permite ao pais e aos novos alunos verem como se dá o processo de musicalização e já visa a abertura das matrículas do período 2019.2. As inscrições já estão abertas para alunos veteranos, para os novatos, começam nesta segunda-feira (10).

A aula aberta tem inspiração na cultura popular, capoeira, coco de roda, ciranda e os animais. “Estamos fazendo um cenário que tem os motivos da cultura tradicional. E vamos representá-los por meio de símbolos”, conta a coordenadora do projeto, Marta Sanchis Clemente.

A aula aberta terá a mesma estrutura das aulas normais, uma canção de entrada e de despedida e uma sequência de atividade já usual. Dentro do cronograma, cada uma das turmas, são 12 no total, deverá fazer uma atividade. Estão sendo esperados cerca de 150 alunos, com a condução de seis professores, três monitores, mais a coordenadora do projeto.

Inscrições

As inscrições dos alunos veteranos já começaram, para os alunos novatos começarão dia 10. São 12 turmas com cerca de 17 alunos cada, sendo que oito turmas são realizadas no Cearte - Escola de Dança, que funciona no Espaço Cultura, e quatro turmas no Centro, no Grupo Escolar Thomas Mindello, sede da instituição. Em cada turma estão presentes dois professores.

Para participar das aulas, o interessado deve contribuir com R$ 150,00, ou R$ 75,00, se oriundo da rede pública de ensino. Os valores cobrem o semestre.  Ficam isentos os alunos que apresentem comprovante de recebimento do Bolsa Família. São aceitas crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade.

A intenção das aulas é desenvolver a capacidade de fazer música e tornar essa linguagem familiar para as crianças. Também se pretende desenvolver o ouvido musical das crianças, o canto, a coordenação motora e a prática instrumental. As aulas envolvem familiarização de canções, o movimento corporal ou a percussão corporal, escala musical, prática instrumental e exploração sonora e de criação. As aulas duram 45 minutos e são desenvolvidas totalmente através da música.

O Projeto de Musicalização Infantil é uma parceria entre o Centro Estadual de Arte e o Laboratório de Extensão em Musicalização Infantil (Lemi) da UFPB.

Aula Aberta

Dia:  08 de junho

Local: Sala Redegundis Feitosa, UFPB

Dia: 10/06

Valores:

R$ 150,00 (para o semestre)

R$ 75,00 (para o semestre – aluno oriundo da rede pública)

Isentos alunos beneficiários do programa Bolsa Família

Início das Aulas:

Agosto de 2019

As aulas serão ministradas:

No Cearte Centro – Grupo Escolar Thomas Mindello

Na Escola de Dança – Espaço Cultural

Local para Matrícula:

Cearte – Endereço – Praça Aristides Lobo, 129 – Grupo Escolar Dr. Thomas Mindelo, Centro, João Pessoa

(As matrículas são feitas apenas na sede do Cearte, no Centro, das 8h30 às 17h, de segunda a quinta-feira).

Documentação:

Certidão de nascimento e duas fotos 3×4

Idade:

De seis meses a 5 anos e 11 meses (crianças até 03 anos devem ir acompanhadas nas aulas por uma pessoa adulta)

Informações: (83) 3214-2923ou 3221-4504 ou ceartemusicalizacao@gmail.com