Notícias

Músicas da banda Meu Quintal tocam em rádio internacional

publicado: 29/03/2018 00h05, última modificação: 29/03/2018 02h28
1.jpg

O músico Naldinho Braga e a arte educadora Nara Limeira são idealizadores da banda Meu Quintal - Foto: Divulgação

tags: banda meu quintal , banda , disco , rádio internacional


Mabel Dias

Especial para A União

A Banda Meu Quintal tem apenas dois CDs lançados, mas já começa a alçar voos internacionais, mais especificamente em terras norte-americanas. O produtor de uma rádio de música independente para crianças, Sagan Thacker, em Asheville, ouviu o trabalho do grupo e apresentou ao público infantil dos Estados Unidos no sábado (24), durante seu programa. Durante esta semana, a música continuou sendo executada.

“Eu encontrei o trabalho do grupo Meu Quintal no Bandcamp e realmente gostei muito! Eu amo tocar música para crianças de todos os lugares do mundo e tenho encontrado muita coisa boa da América do Sul. Estou feliz por mostrar as composições deles aqui!”, conta Sagan, que apresentou o CD “Roda Gigante”, no programa Active Kids. Para ouvir, é só acessar o link www.ashevillefm.org/radio-active-kids .

Os músicos da banda comemoram a notícia. “Recebemos essa notícia com muita alegria e com uma certa surpresa, pois nossa música é inspirada nos ritmos regionais, na nossa vivência como compositores, músicos, pesquisadores, e a gente se alegra em saber que essa música, que é tão a nossa cara, ela rompe fronteiras, em vários sentidos, tanto na idade, porque fazemos música para crianças e ela agrada adultos e idosos,  quanto as fronteiras da Paraíba e do Brasil, chegando a tocar em outro país”, ressalta Nara Limeira.

A banda Meu Quintal surgiu em 2015 e é formada por Nara Limeira, Naldinho Braga, Ana Catarina Leão, Eliza Garcia, Rose Farjado, Wênia Xavier e Victor Lustosa. A cantora e compositora, Nara Limeira, explica que o grupo Meu Quintal remete a um espaço de memória afetiva e mesmo quem não teve um em casa, pode buscar a referência de algum que viu, visitou ou mesmo conheceu na ficção (como o Sítio do Pica-Pau Amarelo, por exemplo).

“Fomos brincando com personagens de ficção e também personagens reais, pessoas que nos foram referenciais, histórias imaginadas ou vividas são matéria da nossa poesia. Buscamos uma poética em que a nossa humanidade seja ressaltada, a experiência de brincar com pessoas, brinquedos, natureza, bichos. Os ritmos nordestinos são o solo fértil para a nossa criação e também as canções de ninar que ouvimos quando crianças. Agora fazermos as nossas canções de ninar autorais e tudo isso é uma grande experiência lúdica em que podemos brincar de ser crianças, reencontrar nossa criança através do contato com outras crianças.”, explica.

As canções da banda tem uma preocupação, além das letras, em contemplar a diversidade rítmica que os move. Tudo isso dentro de um caldeirão de ritmos, que tem o xote, a ciranda, o ijexá, o baião, a marcha, o frevo, passando pelas canções de ninar e pelo bom rock and roll.

O CD tocado pela rádio norte-americana, “Roda Gigante”, foi lançado em 2017, e traz as participações, dentre outras, de Val Donato, Luiz Carlos Vasconcelos, Pedro Índio, Helinho Medeiros, Ana Paula Figueiredo, Guga Limeira e, novamente, um pequeno coro de crianças.