Nascente de emoções

publicado: 21/07/2023 08h41, última modificação: 21/07/2023 08h41
Hoje, cantora e compositora Nathalia Bellar lança canção e videoclipe ‘Deságua’, projeto que marca uma parceria inédita da paraibana com a artista goiana Litieh
DSC_0818 Nathalia Bellar - Foto Rostand Costa Divulgação.JPG

Criado em pleno isolamento social, ‘single’ possui batidas afro-brasileiras identificadas com o ijexá dos tradicionais grupos de afoxé - Foto: Rostand Costa/Divulgação

por Joel Cavalcanti*

O novo single de Nathalia Bellar teve sua nascente brotando justamente do ponto mais crítico da pandemia. Em 2020, com todo o estranhamento e receios de uma vida afogada no confinamento forçado, a “cantautora” pessoense fez daquela experiência o que é de seu ofício. “Comecei a escrever, e veio música e letra de uma vez, numa pegada só. Queria desaguar de alguma maneira esses sentimentos todos misturados que estava vivendo”, conta Bellar, que lança, hoje, a música que marca a parceria inédita da paraibana com a cantora e compositora goiana Litieh: ‘Deságua’. Já disponível nas plataformas de áudio, o single chega também ao público com um videoclipe, que pode ser acessado no canal do YouTube da artista.

“O mundo parou / A Terra agora é quem convida a um novo despertar / Por ora distantes / Um palmo de abraços e afetos / Afeitos / Olhos de telas pintam saudades / São cores que eu não vejo mais / Hoje choveu cansaço / Deságua”, diz a letra em trecho, que trata sobre as emoções que inundavam Bellar, que faz referência ainda aos contatos estritamente virtuais, em uma parceria na composição realizada virtualmente com Litieh. “Sozinha e dentro desses apartamentos cada vez menores, é só um palmo que nos separa das outras famílias, das outras histórias”, explica a paraibana sobre uma das inspirações para ‘Deságua’.

Assim como Bellar, Litieh é uma artista de música brasileira independente. Ela havia vindo se apresentar em 2019 num projeto de intercâmbio artístico em João Pessoa, onde as cantoras se conheceram e afinaram suas identidades musicais. “Quando a música estava quase pronta, percebia que cabiam mais alguns versos, outras palavras. Queria construir uma parceria com outra compositora. Até então, eu nunca havia feito uma música com outra artista mulher. Senti que havia nessa música uma força feminina. E eu me identifiquei com a composição dela. Litieh compõe de forma simples em termos de harmonia e letra, um tipo de simplicidade muito simbólica e que me alcança muito mais”, acrescenta Bellar.

Musicalmente, ‘Deságua’ possui batidas afro-brasileiras identificadas com o ijexá dos tradicionais grupos de afoxé e teve arranjo curiosamente criado por um instrumentista do rock e do blues, o guitarrista pessoense Rafael Chaves. Ele tinha ouvido Nathalia Bellar tocar ao vivo a música no programa de rádio Tabajara em Revista, quando ligou para dizer o quanto havia gostado da canção. “Você quer fazer o arranjo dela e produzir essa música comigo?”, perguntou Bellar, de imediato. “Nunca havíamos trabalhado antes. Foi um desafio, e ele foi para lugares que não estão no cotidiano dele. A escola de guitarra que ele trouxe é bem diferente do que eu já tinha trabalhado”. O novo single traz ainda Junior Blaw (baixo), Saulo Soares (bateria), Léo Santos (percussão) e Pedro Medeiros (violão). Deságua foi gravado por Jader Finamore no estúdio Gota Sonora, em João Pessoa.

Depois de gravada a música, Bellar partiu para outra fase do projeto: a gravação do videoclipe. A cantora deu todas as orientações para o roteiro e se preparou esteticamente para cantar o ritmo de origem africana. Com maquiagem, cabelo e figurino criados respectivamente por Mariana Sales, Paulla Badu e Neuza Gomes, na tela, Nathalia Bellar aparece vestida de branco, com os cabelos trançados diante de um mar em cores em baixa saturação da Praia do Pina, em Recife (PE). As imagens externas são alternadas com a cantora em estúdio na frente de um telão e projeções que colocam a artista em meio a uma tempestade, enquanto ela canta: “Deixa cair a chuva do fim de março / Deixa molhar o chão da praça / Deixa gritar essa tua vontade de ser trovão / Deixa estar / Deixa ser / Deságua”.

“Queria ir para o visual que me levasse para esse lugar de ancestralidade. Isso me leva para a minha negritude, para as águas da África. São referências de tudo que me forma enquanto artista, e sempre saudando as águas”, reforça Bellar. No clipe, ela aproveita para saudar sua orixá no candomblé, Iansã, a senhora das tempestades e ventanias. Essa é ainda uma forma de homenagear uma de suas maiores entidades artísticas: Maria Bethânia. “Bethânia está em tudo o que eu faço. E foi ela quem me apresentou as religiões de matrizes africanas. Só com ela que fui me aprofundar e conhecer outras mulheres e pretas”, resume a pessoense. Realizado por Moozk e Faniquito Produções, o videoclipe tem direção e design de Will Souza. O roteiro e produção é assinado por Matheus Cantarelli.

‘Deságua’ surge para ser um single, sem que esteja atrelado a nenhum outro projeto sonoro de Nathalia. Ele sucede ‘Quem quer amor’, música em parceria com a pernambucana Flaira Ferro que rapidamente se tornou uma das mais ouvidas no perfil do Spotify da paraibana. Esse será também o último single antes do lançamento de Pelo espelho da pele, segundo álbum de carreira de Bellar, depois de três anos de Catavento, seu disco de estreia. Em Pelo espelho da pele, a cantora deve navegar pelos ritmos latinos em confluência com a tradição nordestina brasileira. “‘Deságua’ está exatamente nesse momento de transição e é uma música que merece pairar sozinha dentro de minha discografia”, finaliza Nathalia Bellar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de julho de 2023.