Mais de 50 atrações culturais com entrada gratuita durante o mês de dezembro na capital. A Usina Cultural Energisa divulgou ontem a programação completa da 11a edição do Natal na Usina — que acontecerá do dia 1o a 28 de dezembro, no local —, em uma coletiva de imprensa no Café da Usina, equipamento cultural da casa. O evento, que contou com um pocket show da cantora Cátia de França (que fará show no evento no dia 21), apresentou 18 dias de atividades culturais gratuitas, incluindo shows, espetáculos de dança, teatro, cinema, artes plásticas, contações de histórias, entre outras.
Entre os destaques, a programação musical incluirá shows e performances de artistas locais, como As Calungas (no dia 1o), Macumbia (dia 6), Elon (dia 7), Polyana Resende (dia 13), Totonho (dia 14) e Escurinho e Quinteto da Paraíba (dia 27). Além dos shows, a Sala Vladimir Carvalho também será palco da exibição de documentários e atividades circenses. Os fins de semanas dedicarão atrações ao público infantil, como contações de histórias a cargo do Castelo de Histórias.
“Todo ano a gente tem sempre mostras populares e este ano a gente pensou com mais carinho, trazendo mais mestres e mestras para dentro da programação. A gente também teve todo o cuidado de trazer o máximo de linguagens possíveis. Linguagens artísticas e também, obviamente, de gêneros”, destacou a diretora de produção e curadora do evento, Dina Faria.
O diretor técnico da Energisa Paraíba, Fábio Lancellotti, lembrou que o evento já se tornou um marco no calendário cultural paraibano. “Esse é um evento muito importante que fomenta o desenvolvimento da cultura, privilegiando artistas locais e patrocinando a arte do nosso estado”, declarou.
Diletos homenageados
Na edição 2024 do Natal na Usina, serão homenageados dois dos mais importantes nomes da cultura popular paraibana: Vó Mera e Pedro Osmar.
Vó Mera, reconhecida por seu trabalho com o coco de roda, esteve presente no lançamento da programação. Ela completará 90 anos em dezembro e será homenageada na estreia do evento, no dia 1o, às 18h. “Eu estou tão feliz que eu estou até perdendo um pouquinho de dormir, de tão preocupada com esse dia lindo que vai chegar. Eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e aos meus netinhos e netinhas que dão valor ao meu trabalho”, disse. Sua trajetória como cantadora de coco começou aos 60 anos e, em 2018, ela foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) na classe de comendador.
Junto ao irmão Paulo Ró, Pedro Osmar fundou o movimento Jaguaribe Carne, uma das expressões culturais mais significativas da Paraíba. Pedro, que está se recuperando de um AVC, teve sua obra reconhecida em 2022 como patrimônio imaterial do estado.
Indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com No Rastro de Catarina, Cátia de França se apresenta no Natal na Usina no dia 21 de dezembro. “É um Natal antecipado com as maiores gratificações. Ano passado foi uma coisa fantástica. Consegui botar milhares de pessoas aqui. Então de repente vamos repetir a dose”, asseverou Cátia.
Compromisso social
A edição de 2024 continuará a parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para comunidades carentes de João Pessoa. As doações poderão ser entregues em um ponto de coleta instalado na área externa da Usina Energisa durante todo o evento.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Natal na Usina é uma produção da Atua Comunicação Criativa, com o apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e conta com a colaboração do Ministério da Cultura e do Governo Federal. “Nos últimos dois anos, a gente veio a quebrar recordes de público. Este ano a gente está esperando pelo menos manter os números do ano passado, que é algo em torno de 40 mil pessoas ao longo do mês”, afirmou Dina.
Através do link, acesse o site com a programação completa
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de novembro de 2024.