Guilherme Cabral
Cerca de 25 músicas integram o repertório da 3ª edição do projeto intitulado Dona do Dom: Nathalia Bellar canta Maria Bethânia, show que a cantora paraibana realiza em homenagem aos 50 anos de carreira da intérprete baiana hoje, a partir das 21h30, na Cozinha da Matuta, em João Pessoa. O ingresso, ao preço único de R$ 15, pode ser adquirido pelo público no próprio local. Desta vez, o diferencial do espetáculo, em comparação aos dois anteriores, é que a artista não dividirá o palco com convidados, pois optou por imprimir uma performance teatral à apresentação, que inclui a récita de poemas e textos de vários autores, a exemplo de Clarice Lispector e Fernando Pessoa.
“São músicas referenciais e de muito sucesso gravadas por Maria Bethânia, a exemplo de ‘Grito de Alerta’, ‘Gostoso demais’ e ‘Explode coração’, mas que também são fortes e que ganharam novos e ousados arranjos assinados pelo músico e produtor Matheus Andrade”, comentou Nathalia Bellar para o jornal A União. Ela disse que, depois de cinco edições do especial Elis Vive, decidiu dar um tempo nesse espetáculo para se concentrar, desde novembro do ano passado, quando fez a 1ª edição, no show em homenagem as cinco décadas de carreira da cantora baiana, completados em 2015. Durante o show, Nathalia Bellar- que é natural da cidade de João Pessoa - estará acompanhada por sua banda, formada por Matheus Andrade (contrabaixo), Thiago Andrade (guitarra), Herbert José (bateria) e Niu (percussão). “Volto aos palcos para abraçar e agradecer a obra de Maria Bethânia nessa merecida homenagem. Será um espetáculo cheio de teatralidade, percussivo, pulsante, com ritmos afro-brasileiros”, garantiu ela, ressaltando que sempre manteve o que considera “empatia” com a artista baiana, pelo fato de que, assim como a intérprete - que, a propósito, é irmã do cantor e compositor Caetano Veloso - atuou em teatro antes de ser cantora.
A cantora paraibana lembrou que sempre foi influenciada por Maria Bethânia e Elis Regina. “São duas grandes artistas caracterizadas pela força interpretativa, a intensidade na maneira de se apresentar e na exigência pela escolha das canções”, disse Nathalia Bellar, que, a propósito, também trabalha na realização de outros projetos. Um deles é o de lançar na internet, até o próximo mês de agosto, uma série - ainda sem título - de cinco vídeos com canções autorais inéditas. “Mais do que o CD, é importante trabalhar o audiovisual nas redes sociais”, disse ela, que ainda pretende apresentar, em meados de julho vindouro, o show intitulado In cores, contendo músicas de sua própria lavra e de compositores paraibanos.