música

No balanço da brasilidade da maré intensa

publicado: 31/05/2023 09h55, última modificação: 31/05/2023 09h55
Cantora e compositora paraibana Mariana Mesquita lança seu primeiro EP, acompanhado de uma série de clipes gravados no Litoral Norte
MARIANA 3 Fotos Steven Ellison Divulgação.jpg

No cenário musical do estado desde 2012, Mariana Mesquita esteve à frente de projetos de pop e samba-rock e, agora, aposta na produção autoral - Foto: Steven Ellison/Divulgação

por Lucilene Meireles*

Após uma temporada de quatro anos fora do país, a cantora e compositora Mariana Mesquita retornou ao Brasil em 2021, cheia de energia para retomar os trabalhos musicais. Amanhã, ela lança seis clipes que estarão disponíveis no YouTube, a partir das 10h. As músicas fazem parte do seu 1º EP, Maré Intensa, que traz seis faixas inéditas e está disponível em todas as plataformas de áudio. Ela figura no cenário musical paraibano desde 2012, em que esteve à frente de projetos de pop e samba-rock.

“Lançar meu primeiro EP era um projeto que vinha sendo idealizado há algum tempo. Depois de lançar três singles autorais, percebi que era hora de partir para um trabalho mais robusto, que trouxesse mais músicas em conjunto para o público que me segue. Com seis faixas, esse EP traz em sua construção sonoridades que passeiam entre intensidade e leveza, com traços melódicos e rítmicos característicos da nossa brasilidade. É um trabalho com muito balanço, muita energia”, explica.

A produção musical do EP é assinada por Radamés Venâncio e as gravações aconteceram inteiramente em Salvador (BA), com músicos baianos. “Eu sempre fui apaixonada pela musicalidade e sonoridade da música baiana. Quando pensei em gravar meu primeiro EP, pensei: ‘Tenho que ir para Salvador, tenho que trazer essa sonoridade para minha construção”, observa.

Ela conta que, a partir de uma conversa com Radamés Venâncio, veio a vontade de construir algo juntos. “Radamés entendeu o que eu gostaria de trazer em termos de sonoridade para esse trabalho desde o início. Ele é um mestre. Então, fomos construindo nossas ideias, chegando em uma sonoridade que acreditamos traduzir minha personalidade, minha musicalidade. E aí Maré Intensa foi nascendo”, relata.

Após quase um ano de construção, dedicação e trabalho, o som agora chega para o público. “Primeiramente, estou muito feliz com a realização desse trabalho. É um momento muito importante para mim, uma conquista muito significativa. A expectativa é de que as pessoas curtam. O trabalho está gigante. Espero que seja bem aceito pelo mercado também, que traga bons frutos e ajude a firmar minha carreira diante da nova geração de artistas paraibanos e nacionais”, espera a artista.

Maré Intensa é o nome da primeira faixa do EP, que é a música foco desse trabalho. Mariana diz que decidiu trazer esse nome também para o disco porque acredita que é intensa nas suas construções sonoras e na mensagem que passa. “Além de que eu também me considero uma pessoa intensa nas minhas relações pessoais, profissionais. Sempre me entrego 100% no que estou vivendo, no que acredito. Sou uma escorpiana nata. Então, a gente é intensidade pura, é doação para aquilo em que acreditamos”.

Influências e construção
Mariana Mesquita tem influências musicais diversas porque cresceu num ambiente familiar onde ouvia de tudo, mas ela afirma que a música brasileira é sua paixão. “Nosso país é diverso e bebemos de influências culturais múltiplas. Isso é mágico, pois nos permite fazer arte de uma forma pluralizada também. Esse trabalho vem pop, brasileiro, balançado, quente, romântico, latino. É um trabalho sonoro de personalidade forte. É Brasil e balanço”.

Ela ressalta que, desde 2012, canta nos palcos da cidade à frente de bandas covers, mas que sempre levavam seu nome como projeto. Passou por construções de pop, samba-rock. Agora está numa fase da carreira em que decidiu focar nas músicas autorais. A cantora e compositora confessa que ama cantar músicas de artistas que admira, mas acredita que há um momento na carreira em que o artista quer que suas construções sejam conhecidas. Por isso, está acreditando muito nas produções autorais.

Os clipes foram gravados na Baía da Traição, no Litoral Norte do estado. “São lugares lindos que não conhecia e que precisam ser explorados por nossa gente. A Paraíba é rica em belezas naturais que precisam ser desbravadas. Achei legal gravar o áudio em Salvador e as imagens aqui na Paraíba, meu estado amado. Assim, temos uma mescla legal de identidades, de cultura, de estados, um equilíbrio bacana”.

Mariana conta que os seis clipes são em formato de visualizers, que muitos artistas estão usando ultimamente. “Gravamos cada clipe com um figurino diferente e em locais diferentes também, respeitando o sentimento e estética que acreditamos ser inerentes a cada música. Foi tudo feito com muito carinho e dedicação. Espero que as pessoas gostem de verdade”, completa a artista paraibana.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 31 de maio de 2023