A cultura popular nordestina é o tema geral da 12ª edição do Abril para a Leitura, projeto que o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBnB) promove gratuitamente a partir de amanhã, no município de Sousa, com visitas guiadas, palestras, sarais, debates e exposições. O evento vai ser aberto às 18h, na Biblioteca Inspiração Nordestina, com o projeto Noite da Literatura Paraibana, promovida pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que, na ocasião, apresentará o livro Paraíba na Literatura IV, além de vários outros títulos recentes, todos publicados pela Editora A União, como a obra Revolucionárias, de Rui Leitão, que estará no evento.
Diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação, o jornalista William Costa ressaltou a realização da Noite da Literatura Paraibana no interior. “As ações não ficam restritas à capital, mas por toda a Paraíba, incluindo as cidades polos. Em 2023, já foram realizados eventos em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e, agora, em Sousa. Mas as ações já ocorreram, ao longo do tempo, em cidades como Boqueirão, Pilar e Areia, o que tem promovido um diálogo muito bom e uma confraternização cultural”, disse o gestor.
A 2ª edição dos três primeiros volumes da coleção Paraíba na Literatura, cada qual reunindo 20 perfis de autores e autoras do estado de destaque nas letras, e o volume inaugural da Antologia do Teatro Paraibano (1968-1981), organizada por Diógenes Maciel, Monalisa Colaço e Suzy Lopes, também serão apresentados em Sousa.
No evento no CCBnB, o escritor e historiador Rui Leitão informou que a escritora Nadja Claudino, que é membro e fundadora da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), vai falar sobre Revolucionárias, cujo texto de apresentação ela assina.
A obra contém perfis de 40 mulheres brasileiras que foram protagonistas da história nas áreas da literatura, artes e política. “Dentre elas estão 10 paraibanas que romperam preconceitos e quebraram paradigmas, das quais oito nasceram no estado e outras duas, a pifeira Zabé da Loca e a cantora Marinês, se radicaram na Paraíba”, resumiu Leitão. “O livro é uma coletânea de artigos publicados no Jornal A União e inclui mulheres de diferentes períodos, que começa na época do descobrimento do Brasil até chegar à contemporaneidade. A obra tem sido muito bem recebida pelos leitores, que têm se manifestado positivamente em relação ao conteúdo”.
Rui Leitão adiantou que a EPC realizará a Noite da Literatura Paraibana na próxima sexta-feira (dia 14), às 19h, no Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras. O escritor disse que o lançamento de Revolucionárias acontecerá excepcionalmente no dia posterior, no sábado, também às 19h, na sede da Acal.
Programação
Curador e produtor cultural dos eventos, Rafael Formiga destacou a realização do Abril para a Leitura do CCBnB. “As iniciativas trazem a linguagem de literatura voltada para as atividades de oficinas, palestras, debates, rodas de conversa. Todos os anos nós fazemos o recorte de uma temática. Nessa atual edição, nós buscamos fazer uma edição especial em homenagem ao Nordeste”.
A programação do evento prosseguirá na próxima sexta-feira, às 14h, no Teatro Multifuncional do CCBnB, com a palestra sobre o tema “Panorama da literatura nordestina contemporânea”, com o escritor, jornalista, sociólogo e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), João Matias de Oliveira Neto.
Na próxima terça-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil, haverá, a partir das 17h30, na Biblioteca Inspiração Nordestina do CCBnB, o encontro de escritores da literatura infantil, com as participações de Perpétua Simone e Naldinho Braga, que apresentará suas mais recentes obras, que possuem uma temática voltada para questões particulares do Nordeste, como a fauna e flora, além de tradições populares.
No dia 19, com início às 14h, no Teatro Multifuncional, haverá a palestra sobre o tema “Leandro Gomes de Barros e o cordel nordestino”, com a professora Ione dos Santos Severo Formiga (UFPB), que vai destacar o cordel como um produto cultural representativo no Nordeste e abordar o universo poético daquele que é considerado o mais importante cordelista do Brasil.
No dia 28, também será proferida, nos mesmos horário e local, a palestra do pesquisador pernambucano Anildomá Willians de Souza: “Lampião e o sertão do Pajeú”, em que vai enfocar a figura mais emblemática da história do cangaço, que ganhou força no Nordeste brasileiro no início do século 20, atraindo muitos admiradores, como também inimigos.
Por fim, no encerramento, próximo dia 29, haverá a 8ª Mostra de Poesia Abril para a Leitura, quando será lançada a 8ª edição da Coletânea Abril para a Leitura, reunindo 43 poemas inéditos de poetas e poetisas do Sertão da Paraíba. “Todos os poemas foram enviados dentro da temática nordestina, falando sobre as tradições, a flora, a fauna, os sentimentos, enfim, as particularidades da região e, também, do povo nordestino e sertanejo. Nesse mesmo dia, haverá sarau, onde cada um recita a sua poesia e traz, ali, uma conversa, um debate sobre a importância de enaltecer a escrita sertaneja, a escrita nordestina”, disse o produtor cultural Rafael Formiga.
Várias outras atividades estão incluídas na programação do Abril para a Leitura, que pode ser acompanhada pelo perfil oficial no Instagram da instituição (@ccbnb_sousa).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de abril de 2023.