Notícias

internet

Nostalgia e informação, sem querer querendo

publicado: 18/07/2024 09h12, última modificação: 18/07/2024 09h12
Renan Garcia, que faz sucesso com o canal Vila do Chaves no YouTube, será uma das atrações do Imagineland
1 | 2
Apresentador e roteirista já encontrou Carlos Villagrán, que será uma das principais atrações do Imagineland | Foto: Arquivo pessoal
2 | 2
Foto: Reprodução/ YouTube
Capturar.JPG
Vila do Chaves.jpg

por Renato Félix*

Se alguém encontrá-lo durante o próximo Imagineland e exclamar, surpreso, “Que milagre o senhor por aqui!”, não pode se espantar se ouvir como resposta “Vim lhe trazer esse humilde presentinho”. Como apresentador e roteirista do principal canal brasileiro do YouTube dedicado ao seriado Chaves, Renan Garcia se tornou um rosto conhecido entre os fãs da criação de Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Garcia estará no festival de cultura pop, que será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, de 26 a 28 deste mês. O evento terá entre seus principais convidados justamente o ator mexicano Carlos Villagrán, imortalizado como o Quico em Chaves.

No Vila do Chaves, Renan Garcia conta histórias dos bastidores dos programas criados por Chespirito, levanta dados (como um ranking detalhado dos personagens que mais aparecem em Chaves), apresenta tanto momentos clássicos quanto outros que não funcionaram, aborda as polêmicas brigas dos atores, entre outros assuntos que giram em torno de Chaves e Chapolin.

A paixão é antiga: Renan, que tem 33 anos, conheceu os programas nos anos 1990, junto com o irmão mais velho. “Tenho foto no meu ‘mesversário’ de 10 meses com o bolinho e com um bonequinho do professor Girafales sobre a mesa”, conta. “Eu era muito, muito pequenininho quando comecei a ver, junto com o meu irmão”.

Corta para 2019, quando o Vila do Chaves foi lançado no YouTube. O projeto surgiu a partir da ideia de um casal de amigos, Felipe Ernesto e Carla Martins, donos de uma produtora, de lançarem um canal de vídeos e convidaram Garcia para participar. “Eu já vinha de uma produtora, como roteirista de vídeos. Então eu já tinha essa experiência com o YouTube, já conhecia o caminho das pedras”, recorda. “Mas eu pensava em um canal sobre música, sobre metal, que eu também adoro”.

Ernesto, por sua vez, tinha um blog sobre Chaves, nos anos 2000, já chamado Vila do Chaves. Daí surgiu a ideia de um canal de vídeo sobre o seriado mexicano que, em agosto, completa 40 anos de lançamento no Brasil, pelo SBT (atualmente está fora do ar por causa de questões de direitos envolvendo a rede mexicana Televisa e a família de Bolaños).

Além do seriado ser um favorito dos amigos, houve um motivo mais estratégico. “Ele me disse: ‘Não tem ninguém fazendo’”, lembra Renan Garcia. “Pensei: ‘Você não procurou direito’. Como ninguém pensou nisso?”.

Ocupando esse nicho e combinando a nostalgia com muita pesquisa e informação, o Vila do Chaves alcançou 763 mil inscritos, e seu vídeo mais recente, publicado na segunda-feira, já somava na quarta 22 mil visualizações.

Ao todo, já são 625 vídeos, além dos shorts e das lives – que somam, ao todo, 830 vídeos sobre Chaves e companhia.

Considerando que o canal aborda um universo de produções que, em linhas gerais, foi ao ar originalmente durante 21 anos (de 1972 a 1992), o assunto não corre o risco de se esgotar? “Quando a gente começou o canal, pensei: ‘Até quando vamos conseguir manter isso?’”, reflete o youtuber. “Por uma questão de termos muito controle conseguimos um mapeamento muito bom dos assuntos. A produção de Chespirito é finita, mas a forma como a gente aborda é praticamente infinita”. 

Renan Garcia apresenta o canal desde 2019 | Foto: Divulgação

Atualmente, os vídeos são postados três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas, às 19h, com duração aproximada de 15 minutos, dependendo do rendimento do tema. Os shorts vão ao ar dia sim, dia não, às 12h.

Renan grava sozinho em casa, na cidade paulista de Osasco, usando um chroma key removível, dois refletores, celular e microfone de lapela. Com ele, trabalham seu irmão, que cuida da parte financeira, um editor, e Igor Borges, do Fórum Chaves ajuda na pesquisa e no roteiro. Além disso, a equipe é munida com um arquivo com todos os episódios conhecidos, bem catalogados. Com essa estrutura flexível, o apresentador consegue gravar até quatro episódios por dia, se necessário. Ou gravara algum de emergência, se aparecer alguma novidade que demande um vídeo a respeito.

O sucesso do Vila do Chaves reflete como o seriado mexicano está impregnado no imaginário brasileiro, com vários de seus bordões na boca do povo e personagens como Quico, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Seu Barriga e a Bruxa do 71, familiares a qualquer um. “Isso vem da popularidade que a série alcançou num canal muito popular, como o SBT, da repetição durante muitos anos e também porque a gente se enxerga nos personagens”, comenta Renan Garcia. “Quanto mais eu trabalho com a série, mais eu vejo como o texto do Chespirito é genial. E ele fazia dois roteiros por semana para Chaves e Chapolin!”.

Ele acredita também que uma força da série é a combinação entre seus personagens e o estilo de humor de cada um, que se complementam. “O personagem Chaves é basicamente texto, já o Quico é um humor circense”, exemplifica. “O que abrilhantou também foi a dublagem, que adaptou a série para a realidade brasileira”.

No Imagineland, Renan Garcia vai cobrir o evento, criar conteúdo e terá a oportunidade de reencontrar Carlos Villagrán: ele tirou uma foto com o ator em 2019, em um show no interior de São Paulo. Na época, o Vila do Chaves estava em seus primeiros meses. Agora, certamente, será reconhecido por muitos fãs de Chaves no evento.

IMAGINELAND
- De 26 a 28 de julho, no Centro de Convenções (PB-008, km 5, s/nº, João Pessoa)
- Ingressos: de R$ 107 (meia/ sexta) a R$ 254 (inteira/ sábado ou domingo).
Através do link, acesse o canal Vila do Chaves

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de julho de 2024.