O lançamento do 12o álbum de estúdio da banda Pearl Jam será precedido por um evento inédito: uma experiência imersiva no cinema. Dark Matter, o disco, será lançado oficialmente no dia 19, mas a sessão de cinema, intitulada Dark Matter in the Dark, acontece hoje, na Sala 8 do Cinépolis Manaíra Shopping, a partir das 19h.
Nessa sessão, os fãs da banda terão a chance de ouvir as 11 faixas do disco em duas ocasiões: a primeira delas apresentará apenas a música, na sala toda escura; a segunda virá com efeitos visuais na tela. A experiência acontecerá em salas de cinema de todo o mundo, neste mesmo dia, em sessão única.
Dark Matter marca a volta da banda americana depois de uma pausa de quatro anos. Gravado durante três semanas, em 2023, o álbum foi anunciado em 13 de fevereiro passado, junto com o lançamento da faixa-título como single principal. Na ocasião, Eddie Vedder, vocalista da banda, disse que esse é “o melhor trabalho da banda”.
Avaliar se Dark Matter é o melhor ou não, de acordo com a crítica especializada, é uma tarefa ingrata, mas é certo que o disco tem o som mais pesado do grupo, em anos. Apresentado como um manifesto contra a passagem do tempo, as letras das músicas versam sobre paternidade, envelhecimento e, claro, denúncias sociais.
Formada em 1990, em Seattle (EUA), a Pearl Jam é considerada uma das mais importantes bandas de rock daquela década. Ao lado de grupos como Alice in Chains, Nirvana, e Soundgarden, foi um dos membros-chave da explosão grunge.
A banda, que estourou com o álbum Ten (1991), é formada por Vedder, pelo baixista Jeff Ament, pelos guitarristas Stone Gossard e Mike McCready e pelo baterista Matt Cameron. Comparado ao som de outras bandas grunge do começo daquela década, o estilo do Pearl Jam é notadamente menos pesado, remontando ao rock clássico dos anos 1970.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de março de 2024.