Prefeitura de João Pessoa lança Festival Internacional de Cinema, revela atração e apresenta criação de agência de audiovisual

Novo evento de cinema é anunciado

publicado: 16/07/2022 00h00, última modificação: 18/07/2022 10h18
A Viagem de Pedro de Laís Bodanzky - Foto Fábio Braga Divulgação.jpg

No Festincine-JP, que acontecerá de 26 a 30 de agosto, haverá exibição de ‘A Viagem de Pedro’, com as presenças da diretora Lais Bodanzky e do ator Cauã Reymond (ao lado) - Foto: Foto: Fábio Braga/Divulgação

tags: festival de cinema , CULTURA , audiovisual

por Joel Cavalcanti*

O final do mês de julho e todo o mês de agosto serão de ampla programação cultural em João Pessoa. O período em que se celebra o aniversário da capital paraibana vai ser marcado pela volta da programação profana da Festa das Neves (leia mais na página 5) e pela primeira edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (Festincine-JP).

Por algumas semanas, o público vai poder se dividir entre lançamentos de filmes nacionais, como A Viagem de Pedro, com a presença da diretora Laís Bodanzky e do ator Cauã Reymond, e shows como o do Padre Fábio de Melo e Juliette.

Ao mesmo tempo em que o prefeito Cícero Lucena anunciava, ontem, a realização dos eventos, no Centro Administrativo Municipal, eram abertas as inscrições para os filmes que queiram participar das duas mostras competitivas do Festincine, uma com seis curtas e outra com seis longas-metragens, entre brasileiros e estrangeiros, que serão exibidos gratuitamente entre os dias 26 e 30 de agosto na rede de cinemas de um shopping da capital. A programação oficial será anunciada em breve pelas redes sociais e pelo site do evento.

No festival, também serão promovidos encontros entre diretores e as principais produtoras de cinema do país e do exterior. A ideia é difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba. “Esse é um momento ímpar para a nossa cidade. Estamos entendendo todo o processo de produção. Na verdade, o audiovisual é uma indústria composta por várias etapas e precisa de cursos de qualificação e profissionalização em todos os setores da cadeia de produção”, destaca Cícero Lucena.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, já confirmou a presença de várias empresas interessadas em fazer negócios na Paraíba como Star+, Star Brasil, Cine Belas Artes, Conspiração Filmes e o Projeto Paradiso. “É um evento voltado não apenas para exibir e premiar filmes, mas, sobretudo, para transformar o audiovisual e o cinema de João Pessoa em um grande mercado. O festival nasce dentro dessa concepção de ser uma grande rodada de negócios com os maiores players nacionais e internacionais que estarão aqui”, destaca Alves.

O Festincine abrirá espaço ainda para palestras, mesas redondas, debates e o Laboratório de Produção Executiva. Serão dois dias de imersão para conhecimento, análise e apontamento de caminhos para projetos inscritos. Os consultores serão Sebastián Peña Escobar (Paraguai), Clémentine Mourão-Ferreira (Europa) e Tatiana Martinelli Loureiro (Brasil). O produtor executivo do mercado Ventana Sur, Bernardo Bergeret, vai conduzir uma palestra para divulgar o Mercado Ventana Sur.

Marcus Alves aproveitou também a oportunidade para anunciar o lançamento da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a JP Film Commission. “Essa é uma autoridade do cinema que vai organizar toda a entrada de produções audiovisuais da cidade, unificando Funjope, Sedurb, Semam, Seinfra e todas as secretarias que precisam dar alguma autorização para que uma produção de cinema seja realizada em João Pessoa”, explica Alves.

Para Zezita Matos, atriz e presidenta da Academia Paraibana de Cinema (APC) presente na coletiva de ontem, essas medidas são bastante oportunas. “Essa proposta chega em um momento certo, em que a cultura audiovisual vem perdendo o poder de fazer seus trabalhos. Na Paraíba, nossos produtores e atores estão entre os melhores filmes brasileiros. Então, precisamos conhecer o que a gente faz”, destaca a veterana.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de julho e 2022.