Notícias

cinema

O Agente Secreto é o Brasil no Oscar 2026

publicado: 16/09/2025 08h32, última modificação: 16/09/2025 08h32
Agente Secreto - 04.jpg

“O Agente Secreto” vai tentar a indicação a Filme Internacional | Foto: Divulgação/Cinemascópio

por Renato Félix*

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é o filme brasileiro que vai tentar a indicação ao Oscar de Filme de Língua Não Inglesa (chamado oficialmente de Filme Internacional). A escolha foi anunciada ontem, pouco depois do meio-dia, pela produtora Sara Silveira, presidente da comissão escalada para o trabalho pela Academia Brasileira de Cinema.

Apesar de uma corrente que começou a surgir na semana passada a favor de Manas, de Mariana Brennand, o filme de Kleber Mendonça Filho parecia desde sempre a opção lógica. O Agente Secreto já traz na bagagem dois prêmios importantes no Festival de Cannes: Melhor Direção e Melhor Ator para Wagner Moura. Já tem uma distribuidora acostumada a esse percurso do Oscar, a Neon. E aparece em listas da revista especializada Variety como possível indicado a algumas categorias, como Melhor Ator.

A comissão, além de Sara Silveira, foi formada pelos produtores Ailton Franco Junior (RJ), Solange Moraes (BA), Tatiana Issa (SP) e Rodrigo Teixeira (SP), os diretores Cecilia Amado (BA), Hsu Chien Hsin (RJ), Jeferson De (RJ), Cibele Amaral (DF) e Eva Pereira (TO), o distribuidor Felipe Lopes (RJ), o diretor e ator Lázaro Ramos (BA), a roteirista Maíra Oliveira (RS), o ator Marcelo Serrado (RJ) e a jornalista Simone Zuccolotto (RJ).

Vale lembrar que esta é a corrida pela categoria de Filme Internacional. Para categorias como Melhor Filme, Direção e Ator, o processo é outro. Começa, sobretudo, com o filme entrando em cartaz comercialmente nos cinemas dos Estados Unidos. Depois, a intensa campanha para conseguir as indicações em 22 de janeiro e — quem sabe? — um prêmio no Oscar, em 15 de março de 2026.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de setembro de 2025.