A exposição 8×8 – Mulheres ocupando o território da arte será inaugurada amanhã, em João Pessoa, trazendo similitudes e diferenças nos trabalhos de oito autoras paraibanas: Cida Lima, Heloísa Maia, Herlene Sá, Isadora Rolim, Luciana Oliveira, Marlene Almeida, Maria dos Mares e Nené Cavalcanti. A vernissagem gratuita acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h30, na galeria Espaço Arte Brasil, situado no térreo do Liv Mall, no bairro do Jardim Oceania. Após a estréia, o espaço permanecerá aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 21h, pelo menos até o fim do mês de março.
Luciana Oliveira também assina a curadoria da mostra. Ela assevera que, quando da seleção das artistas, considerou um aspecto em comum: a leitura subjetiva que cada uma delas tem do mundo, utilizando, muitas vezes, o figurativismo como fio condutor. “Algumas obras já fazem parte do acervo da Espaço Arte Brasil e outras foram criadas especialmente para a mostra. As artistas têm linguagens distintas, mas a exposição vai apresentar trabalhos em pintura em diferentes suportes (papel e tela) e escultura em barro”, aponta.
Mediante as diferentes dimensões de cada quadro ou escultura, a curadora destaca que foram disponibilizados espaços proporcionais e similares para cada integrante. Falando sobre suas próprias obras, ela diz que trouxe dois quadros para a exposição. “O motivo para escolher esses trabalhos foi o foco na mulher e no cotidiano, sempre presentes no meu trabalho. As técnicas e suportes mudam, porque sempre experimento novas formas de, mas esses dois assuntos sempre estão lá, eles fazem parte da minha trajetória”, explica.
Heloisa Maia reside atualmente nos Estados Unidos, mas compartilha com seus conterrâneos telas que mesclam imagens da natureza e figuras femininas, inspiradas por lugares diferentes do globo – do Sertão da Paraíba à aridez do Marrocos. “Mostro a mulher em diferentes situações, com diferentes pontos de vista e em diferentes cores. Para mim é muito relevante participar de exposições em João Pessoa, porque é a minha terra, né? E mais relevante ainda estar neste momento, no Mês de Março, das mulheres”, informa.
De Herlene Sá foram escolhidas 10 peças de cerâmica que remetem às diversas fases de sua carreira. Ela afirma que suas obras preservam um “DNA”, sendo criações únicas em cores e formas, e destaca: a exposição 8x8 chega a público no Dia do Artesão, celebrado em 19 de março. “Este ano completo sete anos de história como ceramista. Acho de extrema importância a mostra da produção feminina nas artes, sendo um estímulo e um reconhecimento do nosso valor, da nossa arte popular na Paraíba”, finaliza.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de março de 2026.