Orquestra Sinfônica Jovem volta a homenagear Jackson do Pandeiro nesta quinta-feira

publicado: 13/08/2019 11h21, última modificação: 13/08/2019 11h21
c4838ad6-e271-4f13-bef6-40794581a14c.jpeg

- Foto: - Divulgação

tags: orquestra sinfônica jovem , jackson do pandeiro

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba volta a homenagear o paraibano Jackson do Pandeiro, no ano do centenário de seu nascimento, iniciando o concerto desta quinta-feira (15) com a “Abertura Jack É Centenário”, composição do jovem trompetista paraibano Emanuel Barros. O 5º concerto oficial da Temporada 2019 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação da violinista Lis Dália Vasconcelos como solista. A entrada é gratuita.

“Abertura Jack É Centenário” teve sua estreia mundial no concerto que encerrou a programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no período de 25 a 28 de julho. Após a execução dessa composição de Emanuel Barros (1995), a violinista Lis Dália Vasconcelos sobe ao palco para tocar, com a orquestra, “Cenas de Ballet, Op. 100”, do violinista e compositor belga Charles de Beriot (1802-1870).

O concerto continua com “Suíte Americana, Op. 98b”, do compositor checo da Era Romântica Antonin Dvorak (1841-1904), encerrando com a execução de “Os Patinadores – Valsa Op. 183”, de autoria de Emíle Waldteufel (1837-1915), compositor francês de música popular e de obras para piano, como valsas e polcas.

Solista

Lis Dália Vasconcelos nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Anthenor Navarro, aos 7 anos de idade, em 2005. Ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba em 2007, sob regência da maestrina Norma Romano, e atuou como spalla e solista. De 2011 a 2015, participou do Curso de Extensão em Música e da Orquestra de Cordas do Instituto Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Marina Marinho e, em 2015, ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Atualmente cursa o Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Sandra Aquino, e exerce o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba na Temporada 2019.

No decorrer dos seus estudos, Lis Dália participou de eventos de música como o Festival Virtuosi, em Gravatá (PE), e Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM – UFPB. Participou de master classes com grandes violinistas, a exemplo de Cármelo de Los Santos, Yerko Tabilo, Rucker Bezerra, Guillaume Tardif, Jassen Todorov, Lucia Luke, Paul Chou e Yi – Jia Susanne Hou.

O regente

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar, e no ano passado, o também paraibano Chico César foi o destaque. No último dia 5 de agosto, o concerto em homenagem aos 434 anos de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Próximos concertos

Nos próximos dois meses, estão programados concertos da Orquestra Jovem nos dias 12 de setembro e 10 de outubro. Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta, no próximo dia 22, concerto com regência do maestro português Osvaldo Ferreira, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Portuguesa e da Sociedade de Concertos de Brasília, e participação do violinista paraibano Ronedilk Dantas como solista. A OSJPB volta à Sala de Concertos Maestro José Siqueira no dia 19 de setembro.

5º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier