Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > OSPB realiza concerto com premiado solista gaúcho

Notícias

OSPB realiza concerto com premiado solista gaúcho

por publicado: 01/09/2016 00h05 última modificação: 01/09/2016 08h52
Divulgação O instrumentista Gabriel Polycarpo venceu importantes festivais de música no País

O instrumentista Gabriel Polycarpo venceu importantes festivais de música no País


Guilherme Cabral

"Será um programa muito leve, de fácil assimilação pelo público”, disse para o jornal A União o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Luiz Carlos Durier, ao antecipar como será a apresentação - a propósito, a sexta oficial da temporada 2016 - que ele mesmo vai reger hoje, a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, instalada no Espaço Cultural José Lins do Rego, localizado em João Pessoa. Os espectadores ouvirão, por exemplo, 'Romeu e Julieta', composição do russo Sergei Prokofiev. Na ocasião, o violista gaúcho Gabriel Polycarpo, que vai participar como solista convidado, receberá o prêmio do I Concurso Nacional de Violas da Paraíba, evento realizado em 2015 pela Universidade Federal da Paraíba, em parceria com a OSPB. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

O concerto será aberto com a execução de uma parte do balé ‘Romeu e Julieta, Suíte nº 2 para Orquestra, Op. 64 ter (Montequios e Capuletos)’. “É uma obra de peso, significativa, pois, ao longo do tempo, inspirou músicos e cineastas, como no emblemático filme Calígula, de 1979, protagonizado pelo ator Malcolm McDowell”, ressaltou o maestro Durier. Em seguida, a OSPB vai tocar o ‘Concerto para Viola e Orquestra em Sol menor’, de Cecil Forsyth, sendo solista o violista Gabriel Polycarpo. E, após o intervalo, os músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba apresentarão a ‘Sinfonia nº 1 em Ré Maior, D. 82’, de Franz Schubert.

Natural da cidade de Porto Alegre, o solista do concerto da OSPB, Gabriel Polycarpo, é bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em viola pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ele é professor de violino e viola e, desde 2010, membro da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, na capital gaúcha. E, recentemente, foi aprovado no concurso público da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

“É um jovem muito talentoso, comprometido e está se aprimorando para, quiçá, ser um grande músico”, comentou o maestro Durier referindo-se a Gabriel Polycarpo, que iniciou seus estudos de violino aos 14 anos, no Conservatório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No curso de bacharelado, ele estudou com Fredi Gerling e Hella Frank. Cinco anos depois, começou a estudar viola até que foi agraciado com bolsa integral do Artistic Excellence Award, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, para estudar viola com Edward Gazouleas. Em Indiana, ele venceu os concursos Kuttner Quartet Competition, em 2014, e IU Viola Concerto Competition, em 2015.

Além do I Concurso Nacional de Violas, realizado em 2015, na Paraíba, o músico Gabriel Polycarpo também venceu o XVII Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em 2012, o Concurso de Jovens Solistas Sesi/Fundarte 2010 e, ainda, o Concurso de Instrumentistas do XVII Festival de Inverno da Universidade de Santa Maria.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06