Guilherme Cabral
Primeiro livro do autor que aborda especificamente o tema do futebol, Na Saga do Autinho do Amor ou as Peripécias do Macaco Altino (A União Editora, 185 páginas, R$ 30) será lançado pelo historiador paraibano José Octávio de Arruda Mello hoje, a partir das 11h, em sessão de autógrafos que acontece na sede do complexo esportivo da própria agremiação, localizada no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, dentro da programação que comemora, nesta mesma data, os 81 anos de fundação do Auto Esporte Clube. “A experiência foi muito boa. Sempre prestei muita atenção ao futebol e já vinha guardando muito material a respeito do assunto”, confessou o escritor.
“Para escrever esse livro firmei trajetória inteiramente nova. Na linha dos colegas José Sebastião Witter e Mary del Priore, busquei o cotidiano do esporte paraibano e brasileiro. Por isso, sua abordagem volta-se para temas como o racismo e o corporativismo no futebol; vestuário e material esportivo dos jogadores; conflitos entre direita e esquerda; a torcida alvirrubra em comparação com outras do Brasil”, ressaltou José Octávio, referindo-se à obra Na Saga do Autinho do Amor ou as Peripécias do Macaco Altino, que foi revisada por Victor Raul da Rocha Mello e Telmo Rocha Petrucci, com apoio ao trabalho de pesquisa realizado pelos jornalistas Ivan Bezerra e Otinaldo Lourenço. O historiador, que é torcedor do Auto Esporte e do Santos (SP), disse que escreveu o novo livro em curto espaço de tempo. “Comecei em setembro de 2016 e terminei em janeiro deste ano”, disse ele.
Além de José Octávio, na ocasião do lançamento, participarão da apresentação da obra o presidente do Auto Esporte, Watteau Rodrigues, que também abrirá a solenidade, o ex-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (Acep), João Camurça, o qual homenageará postumamente o ex-dirigente Haroldo Navarro, e o conselheiro do clube, José Caitano de Oliveira.
A obra, com ilustração de capa criada por Tônio, artista gráfico de A União, cujo jornalista Alexandre Macedo, editor do 2º Caderno do centenário jornal - que agora também é patrimônio cultural da Paraíba - assina a nota introdutória, é uma coletânea, da qual ainda participaram os cronistas esportivos e escritores Eudes Toscano, José Romildo de Sousa, Marcos Aurélio Veloso, Roberto Machado (in memoriam), Pessoa Júnior e José Caetano de Oliveira. “Esse livro, que é um estudo, homenageia figuras marcantes do Auto, como o antigo centro-médio e treinador Antonio Américo e Haroldo Navarro que foi várias vezes presidente, ministro sem pasta do Auto Esporte”, disse José Octávio.
Prefaciado pelo presidente do Auto Esporte, Watteau Rodrigues, o historiador disse, ainda, que o livro contém charges do saudoso Luzardo Alves (1932 - 2016), cujos familiares vão marcar presença na programação comemorativa, e fotografias oriundas de pesquisa realizada pelo autor nos arquivos do dirigente automobilista José Caitano de Oliveira. José Octávio antecipou para o jornal A União que, na oportunidade em que estiver autografando a obra - cujos trabalhos de arte, digitação e editoração foram realizados pelo designer Naudimilson Ricarte -, o teatrólogo José Bezerra Filho - outro torcedor do Autinho - vai animar o ambiente com o seu conjunto musical.