Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > OSPB realiza concerto hoje no bairro de Cruz das Armas

Notícias

OSPB realiza concerto hoje no bairro de Cruz das Armas

por publicado: 06/09/2017 00h05 última modificação: 06/09/2017 07h56
Thercles Silva A Orquestra Sinfônica da Paraíba estará acompanhada do Coro Sinfônico no evento que acontece na noite de hoje

A Orquestra Sinfônica da Paraíba estará acompanhada do Coro Sinfônico no evento que acontece na noite de hoje


Guilherme Cabral

Após uma ausência de 17 anos, época em que se apresentou no local pela primeira vez regendo o mesmo grupo, o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Luiz Carlos Durier, retorna nesta quarta-feira (6) - véspera do feriado nacional de 7 de setembro, data da Proclamação da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822 - para a Igreja São José Operário, localizada no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, onde, sob a sua batuta, comanda, a partir das 20h, mais um concerto que integra a programação do Projeto OSPB nos Bairros. Durante o evento, o Coro Sinfônico da Paraíba vai participar executando duas obras do repertório: “Jesus, Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach (1675 – 1750), e “Alelluia”, do Oratório “O Messias”, de Georg Friedrich Haendel (1685 – 1759), ambos compositores alemães. A entrada é gratuita para o público.

“A minha expectativa é boa, pois considero uma relação diferente, já que retornarei para a Igreja São José Operário, em Cruz das Armas, depois de tantos anos passados, quando apresentei um repertório de MPB. Mas agora, desta vez, será um programa sacro e universal, condizente com o ambiente espiritual”, comentou o regente paraibano Luiz Carlos Durier. O maestro também observou que se sente feliz com esse retorno ao local porque o Projeto OSPB nos Bairros ainda cumpre a função de dar outro tipo de utilização a esse espaço. “O público fica num misto de curiosidade e expectativa, por ser algo diferente. E, com isso, a Orquestra promove lazer e mostra que tem valor e é um bem cultural da cidade e do Estado”, disse ele, acrescentando que a Orquestra Sinfônica da Paraíba tem recebido muitas solicitações para concertos pelas comunidades, antecipando que, para a temporada 2018, deverão ser oito os locais escolhidos, a exemplo dos bairros 13 de Maio e Mandacaru, ambos localizados na capital. Durante este ano, várias locais já receberam a Orquestra, a exemplo da Igreja de São Francisco, visitada no dia 24 de agosto passado.

Na apresentação de hoje, que é o 11º concerto oficial da temporada 2017, a Orquestra Sinfônica da Paraíba ainda vai executar um repertório que inclui música armorial, espanhola e uma sinfonia de Mozart. Nesse sentido, a primeira composição que o público ouvirá se intitula “Três Peças Nordestinas”, autoria do arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira. Em seguida, os músicos executarão “Crepúsculo”, do maestro paraibano - natural do município de Conceição, no Alto Sertão do Estado - José Siqueira (1907 – 1985).

A apresentação ainda inclui as seguintes composições: a “Sinfonia n.10 em Sol Maior, K. 74”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791); “Capricho Catalão” e “Tango”, ambas do espanhol Isaac Albéniz (1860 – 1909), além de “Original Rags – Ragtime”, do norte-americano Scott Joplin (1868 – 1917). No entanto, para encerrar o concerto, 40 integrantes do Coro Sinfônico da Paraíba vão executar a “Cantata n. 147 – Jesus, Alegria dos Homens”, de J. S. Bach (1675 – 1750), e “Allelluia”, do Oratório “O Messias”, de G. F. Haendel (1685 – 1759).

registrado em: ,

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06