Guilherme Cabral
O Projeto OSPB nos Bairros está na região do Alto Sertão do Estado para realizar dois concertos gratuitos ao público. O primeiro que a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta acontece nesta quinta feira (26), a partir das 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, localizada no Município de Cajazeiras. O outro vai ocorrer amanhã, com previsão de início no mesmo horário, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Sousa. Em ambos, a regência será do maestro Luiz Carlos Durier, com a participação do oboísta paraibano Alisson Azevedo, e o evento - uma ação da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), cuja presidente, Nézia Gomes, se fará presente - objetiva levar a música para moradores de comunidades espalhadas pelas cidades do Estado.
“Nós estamos muito felizes porque a Orquestra Sinfônica está indo ao encontro das cidades do interior, especificamente essas duas cidades importantes do Alto Sertão da Paraíba”, confessou o maestro Luiz Carlos Durier. “O nosso objetivo”, prosseguiu ele, “é nos aproximar para que as pessoas possam apreciar e conviver com a música sinfônica em suas cidades, para que elas tenham uma referência do que é uma orquestra sinfônica e para que elas passem a acreditar no nosso trabalho e naquilo que nós podemos fazer artisticamente pela Paraíba”.
Nos dois concertos do Projeto OSPB nos Bairros - Edição Sertão em Cajazeiras e Sousa, os músicos vão executar obras eruditas e populares, que são as seguintes: ‘The Pirates of Pezance – Abertura’, de Arthur Sullivan; ‘Concerto para Oboé e Orquestra’, Vincenzo Bellini, com o solista Alisson Azevedo; ‘Três Peças Nordestinas - No Reino da Pedra Verde, Aboio, Galope’, Clóvis Pereira; ‘Salut d’Amour’, Edward Elgar; ‘Marcha Fúnebre de um Marionete’, de Charles Gounod; ‘Original Rags – Ragtime’, de Scott Joplin; ‘Beatles Pot-pourri’, de Artur Barbosa, e, ainda, ‘Suíte Nordestina – Baião, Seresta, Maracatu e Frevo’, do Maestro Duda.
O regente Durier comentou ser “grande a expectativa” para ambos concertos, observando que a escolha foi a de um repertório ligeiro. “É aquela música que é de fácil assimilação, que é fácil de se manter na memória, de fácil compreensão”, esclareceu ele. “Esperamos que as melodias toquem os corações e as almas dos cajazeirenses e dos moradores do Município de Sousa. Inclusive, nós gostaríamos de fazer um convite especial para que as cidades circunvizinhas estejam presentes nos dois concertos, tanto no de Cajazeiras, quanto no de Sousa”, concluiu o maestro.
“O Projeto OSPB nos Bairros dá um salto importante este ano. Com o apoio da Brastex e do BNB, estamos conseguindo levar mais longe os concertos. E é uma alegria iniciar a temporada do projeto no Sertão. Espero que seja uma experiência mágica para o povo de Cajazeiras e Sousa”, ressaltou, também, a presidente da Funesc, Nézia Gomes.
Sobre o solista
O paraibano - natural do Município de Catolé do Rocha - Alisson Azevedo é discente do curso de Licenciatura em Música e possui o Bacharelado em Música, com habilitação em instrumento Oboé, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação Musical e Ensino das Artes pela Universidade Cândido Mendes (MG), ele foi oboé solista da Orquestra de Câmara de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) e oboísta da Banda Sinfônica José Siqueira.