Na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 8h30, na Sala de Concerto da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), acontece o '17º Concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). Na ocasião serão apresentadas obras de diversos compositores ligados ao Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. No concerto serão executados trabalhos do grupo Compumus que abriga professores e alunos do DeMus. Para desfrutar na apresentação intitulada 'Música Concertante da Paraíba', a entrada será gratuita.
A orquestra presta uma homenagem ao compositor, arranjador e maestro José Alberto Kaplan, que morreu aos 73 anos após lutar contra uma doença rara que atinge a medula. O ex-professor do Departamento de Música da UFPB faleceu em 2009 e deixou um legado de inquietação criativa no cenário da música da Paraíba. A homenagem prestada pela OSUFPB será realizada nesta sexta-feira e no dia 24 deste mês de novembro.
O regente titular da OSUFPB, Thiago Santos, leva ao concerto um repertório que contempla obras de diversos autores da música brasileira em espectros da música contemporânea. Dentre os compositores contemplados estão Eli-Eri Moura, Marcílio Onofre, Samuel Cavalcanti, Orlando Alves, Wilson Guerreiro, Ticiano Rocha, Arimateia de Melo, Jorge Ribas e Rogério Borges. No solo, os músicos Marco Barcellos na flauta doce, Ayrton Benck no trompete, Érico de Oliveira no flugelhorn, Heleno Feitosa no fagote, Conceição Benck e Gabriela dela Bianca na flauta, Pedro Feire na marimba, Ester Xavier no saxofone barítono, Alexandre Magno no trombone alto e Ravi Shankar tocando o corne inglês.
O professor do Departamento de Música da Universidade Federal Valério Fiel informa que, além de homenagear o maestro José Alberto Kaplan, o concerto vem com a proposta de fazer uso dos instrumentos recém-adquiridos pela UFPB. “É imperativo que tais instrumentos, além de cumprirem seu papel pedagógico, também levem suas sonoridades para o amplo conhecimento do público amante da boa música. É o que acontece nesta sexta-feira”, acrescenta o coordenador da Compumus.
O coordenador do grupo OSUFPB, Arimatéia Veríssimo, solicita que o público chegue com antecedência ao local para conferir a palestra realizada pelo maestro Thiago Santos, que irá repassar para os amantes da música sinfônica a história da orquestra por meio de dados históricos, mergulhando o publico presente em um universo sonoro. A palestra Antecede a apresentação, “a orquestra tem fins de informação e formação de plateia para a música no concerto e está cumprindo sua função pedagógica”, finaliza Arimatéia.