Notícias

Pai e filha lançam, no mesmo dia, livros de crônicas e de poesia

publicado: 30/08/2016 00h05, última modificação: 29/08/2016 20h30
Foto.jpg

O juiz de Direito, Hermance Gomes Pereira, lança o livro Ambientes e Criaturas, e a estudante Clara Velloso Borges, lança a obra Paraquedas - Foto: Divulgação

tags: Hermance Gomes Pereira , Clara Velloso Borges


Guilherme Cabral

Um fato no mínimo inusitado acontece hoje, a partir das 19h30, no Hall do Fórum Cível, localizado na cidade de João Pessoa. Trata-se do lançamento duplo dos livros - ambos publicados pela Ideia Editora - intitulados Ambientes e Criaturas (crônicas, 110 páginas, R$ 30) e Paraquedas (poesia, 100 páginas, R$ 30), escritos, respectivamente, pelo juiz de Direito e jornalista Hermance Gomes Pereira e por sua filha, a estudante do Ensino Médio, Clara Velloso Borges, que, agora, aos 17 anos de idade, marca sua estreia na literatura.

“É uma experiência inédita para mim, pois já procurei saber e não encontrei nada sobre o lançamento, no mesmo dia, do lançamento de livros escritos por pai e filha. É motivo de muito orgulho, por poder vê-la enveredando, também, ainda tão jovem, pelo caminho da literatura”, confessou, para o jornal A União, o jornalista Hermance Gomes Pereira, que é natural de João Pessoa, tem 52 anos de idade e é juiz de Direito na capital.

Na ocasião, Ambientes e criaturas - que reúne cerca de 30 crônicas, a maioria já publicada - será apresentado pelo poeta Sérgio de Castro Pinto. “Trata-se de obra fruto da observação do cotidiano, de pessoas, de lugares, de livros e filmes. Navega entre os gêneros da crônica, do artigo e da resenha”, disse Hermance Gomes Pereira, que já havia lançado quatro livros, dois dos quais em parceria: Sentenças do Fórum Cível, escrito com outros juízes, e Conhecendo o Judiciário, com o ilustrador Ricardo Jaime. E, em carreira solo, Cosmovisão (poemas) e Aspectos Gerais da Sentença Criminal, cujo cunho é didático, ambos também publicados pela Ideia Editora. Ele ainda lecionou as disciplinas História, Direito Penal, Direito Processual Penal e Técnicas de Sentença, além de ser musicista e compositor.

Já o livro Paraquedas, obra de Clara Velloso Borges que reúne 30 poesias - cujos temas abordados são diversos, a exemplo do cotidiano, a violência e o amor - será apresentado pelo juiz e cronista Adhailton Lacet. A jovem autora, que também nasceu em João Pessoa, cursa o último ano do Ensino Médio, mas está aprovada para cursar Direito em uma universidade local e ainda pretende estudar Letras. A propósito, pela linha materna, ela descende dos escritores, jornalistas, poetas e folcloristas pernambucanos Alcides Lopes e Waldemar Lopes. E, por parte de pai, é bisneta do renomado jurista e escritor, Osias Nacre Gomes.

Clara Velloso Borges está ciente de que inicia, na área da literatura, pelo exercício de um gênero que é considerado difícil, ou seja, o da poesia. No entanto, ao lançar o livro Paraquedas, obra resultante do seu trabalho poético da adolescência, ela consegue textos que demonstram surpreendente maturidade e beleza, nos quais são encontradas características contemporâneas da maior liberdade na comunicação, mas, igualmente, alguma preocupação com a forma.