Notícias

Projeto Violadas faz concerto em parceria com estudantes de música do IFPB

publicado: 21/06/2016 00h05, última modificação: 20/06/2016 21h43
Projeto Violadas.jpg

Grupo é formado por estudantes do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical e Cursos de Extensão do IFPB - Foto: Divulgação

tags: Projeto Violadas , Instituto Federal da Paraíba


Lucas Silva Especial para A União

Formado por um grupo seleto, porém com indivíduos especiais na chamada arte da música, o projeto Violadas, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), se apresenta mais uma vez hoje na Usina Cultural Energisa. Focado no repertório do violão solo, a apresentação acontece às 20h30 e promete apresentar ao público presente talentos individuais e grupais. Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos na bilheteria do local nos valores de R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

O grupo, composto por estudantes do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical e do Curso de Extensão, interpretarão um repertório composto por músicas variadas e com obras tradicionais. Entre os nomes da noite que farão parte da apresentação estão inclusos alunos como Felipe de Medeiros Santos, Ademar Neto e Raphael Reichmann Rolim, até nomes consagrados a exemplo de Marcos Pablo Dalmacio, Daniel Wolff e Thibaut Garcia.

A atividade tem como objetivo expandir e democratizar o acesso da população a espaços formais de ensino da música, integrando a comunidade ao instituto, além de promover a capacitação através de uma formação inicial e continuada, utilizando o instrumento como meio expressivo.

“A Coordenação do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical se sente honrada por mais essa importante realização”, comemora o coordenador do curso, professor Cristóvam Carvalho. Esse é mais um resultado positivo do trabalho desenvolvido na Classe do Instrumento Musical Violão, que é orientada pelos professores Cristóvam de Carvalho e Vinícius de Lucena. Segundo Cristóvam, o Curso Técnico do IFPB já é considerado no cenário musical como um dos mais recentes centros de formação musical da Paraíba.

O projeto Violadas, surgido em 2008 através da união de estudantes e professores violonistas do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e promove desde seu início, pequenas apresentações. Em especial a sua primeira performance aconteceu no Casarão 34, localizado no Centro da capital.

Para o coordenador do projeto Bruno Marinheiro, o projeto é a principal atividade desenvolvida pelo PaVio, entidade criada por professores e alunos do Departamento de Música da instituição federal. Sua finalidade é possibilitar o contato do violonista que ainda está estudando ou já se formou, em João Pessoa, com o público, colocando em prática aquela máxima segundo a qual “todo artista tem que ir onde o povo está”.

Bruno comentou ainda que, em geral o trabalho desenvolvido por ele e demais membros do projeto é centrado no violão solo. “Em termos de formação, já tivemos desde violão solo a recital com violão e guitarra jazz, violão flamenco com equipamento eletrônico, violão com voz, além de grupos que não são exclusivamente de violão, como Camerata Filipeia”, completou.

A partir de 2010, o Violadas dá início a uma parceria com a Usina Cultural Energisa e desde então tem promovido recitais de violão, geralmente na última terça-feira de cada mês. Seguindo o âmbito cultural, Violadas é um projeto democrático, cujo parâmetro é o talento artístico, individual ou de grupo.