tv/estreia

Paraibanos de volta ao sertão global

publicado: 15/04/2024 09h49, última modificação: 15/04/2024 10h09
Nanego Lira, Suzy Lopes, Thardelly Lima, Juzé e Lukete, de “Mar do Sertão”, voltam em “No Rancho Fundo”
1 | 3
Suzy Lopes dá vida à fofoqueira Cira: o trio reedita seus personagens na novela das seis que começa hoje| Fotos: Globo/Divulgação
2 | 3
Nanego Lira interpreta o padre Zezo
3 | 3
Thardelly Lima é o espertalhão Vespertino
cira-grade.jpg
nanego-lira-e-padre-zezo.jpg
thardelly-lima-vespertino-mar-do-sertao.jpg

por Esmejoano Lincol*

Crossover ou sequência são práticas ainda não muito comuns na TV brasileira, ainda que já tenha acontecido algumas vezes em novelas e minisséries. Pois, a partir de amanhã, o público brasileiro que ligar na TV Globo, a partir das 18h, poderá testemunhar a volta de personagens da novela Mar do Sertão, exibida entre 2022 e 2023, na nova atração do horário: No Rancho Fundo. Muitos destes papéis que serão revividos na nova trama de Mário Teixeira são interpretados por atores paraibanos: Vespertino, Padre Zezo e Cira, vividos por Thardelly Lima, Nanego Lira e Suzy Lopes. Além deles, os artistas Lukete e Juzé voltam para exercer a mesma função da novela anterior – anunciar as cenas do próximo capítulo em formato de repente.

O elenco da trama ainda conta com Deodora (Debora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Nivalda (Titina Medeiros), Floro Borromeu (Leandro Daniel) e Quintilha (Ju Colombo) saem da antiga Canta Pedra (cidade fictícia de Mar do Sertão) e se mudam para os novos municípios de Lasca Fogo e Lapão da Beirada.

Nanego Lira conta que o convite para interpretar Padre Zezo em Mar do Sertão partiu da produtora de elenco da TV Globo, Márcia Andrade. “Na época eu me assustei. Eu tenho formação católica, mas eu nunca convivi de perto com nenhum pároco”, recorda. Desta vez, Padre Zezo será amigo e confidente da protagonista de No Rancho Fundo, a fazendeira Zefa Leonel (Andrea Beltrão).

Suzy Lopes não sabia que retornaria com Cira até bem pouco tempo atrás: chegou a ser informada de que, apesar da reedição dos personagens de seus colegas, não haveria vaga para ela nesta nova produção. “Inicialmente eu fiquei arrasada por não poder estar presente em No Rancho Fundo. Mas foi durante uma reunião de roteiro que o autor Mário Teixeira decidiu que Cira voltaria. E aí a produção imediatamente me ligou, me dando a notícia”, conta a atriz, feliz com sua nova participação na TV. Ela diz que não pode adiantar muitos detalhes sobre o retorno, mas que sabe que o público gosta de ver Cira envolvida nas maiores fofocas da novela.

Já Thardelly Lima traz de volta Vespertino Limoeiro, parceiro de vilanias de Deodora. Ele reedita sua dupla com a vilã comandando o Cabaré Voltagem. Thardelly foi destaque ao interpretar o prefeito Tony Jr. no filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Seu primeiro papel na TV Globo seria na novela Amor de Mãe, exibida entre 2019 e 2020, mas a participação acabou sendo limada, após readequação da emissora para a realidade da pandemia de Covid-19. Thardelly, Suzy e Nanego já são velhos conhecidos e trabalharam juntos em montagens de peças na capital, João Pessoa.

Outros artistas paraibanos também poderão ser vistos diariamente em No Rancho Fundo. O jovem ator pessoense Tomás de França está escalado para viver Juquinha, filho caçula de Zefa e Tico Leonel (Alexandre Nero) e irmão da mocinha Quinota (Larissa Bocchino). O ator esteve recentemente na segunda temporada de Cidade Invisível, da Netflix, interpretando o menino-lobo Bento.

E Elba Ramalho canta ao lado da pernambucana Natascha Falcão o tema de abertura da novela – a música homônima composta por Ary Barroso e Lamartine Babo, lançada em 1931 e que foi um grande sucesso nas vozes de Chitãozinho e Xororó, em 1989, quase 60 anos depois.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de março de 2024.