Com foco na trajetória de vida da maior figura do pensamento sociopolítico e educacional brasileiro, edição é lançada hoje, durante a Flic, em Campina Grande

Paulo Freire ganha biografia em quadrinhos

publicado: 14/11/2022 12h15, última modificação: 29/12/2022 15h32
Capa aberta.jpeg

- Foto: Ilustração: Américo Filho/Divulgação

tags: hq , paulo freire , CULTURA

por Joel Cavalcanti*

Paulo Freire (1921-1997) era um defensor dos instrumentos visuais para fins pedagógicos. No Programa Nacional de Alfabetização, de 1963, ilustrações criadas pelo artista Francisco Brennand compunham as fichas utilizadas na metodologia que previa alfabetizar cinco milhões de pessoas. Em consonância com essa ideia, será lançado hoje, a partir das 10h, no Parque da Criança, em Campina Grande, Paulo Freire - Uma biografia em quadrinhos, da escritora paraibana Thuca Kércia e do ilustrador Américo Filho. O lançamento faz parte da programação de encerramento da Feira Literária de Campina Grande (Flic).

Com foco na trajetória de vida da maior figura do pensamento sociopolítico e educacional brasileiro, a obra faz parte do ‘Projeto Editorial 100 anos de Paulo Freire’, uma parceria da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) com a Editora A União.

O livro nasceu a partir de uma incursão pessoal da autora pela vida e obra do pernambucano Paulo Freire, iniciada desde a graduação dela em História. “Desenvolvi ávido interesse pelas biografias e perfis publicados ao longo dos anos sobre sua pessoa, depois de acumular cadernos e cadernos de anotações, decidi escrever algo diferente, que tocasse outros públicos – e não só o acadêmico – pensei nas minhas filhas e nas gerações futuras e na importância de que se é conhecer quem foi Paulo Freire e seu legado”, conta Kércia, que passou, então a escrever um roteiro com vistas em transformar em um livro infantil. Só depois ficou clara a proposta de fazer uma biografia em um formato de grande proporção física, do tamanho de uma A4 na horizontal.
Visitando a Oficina de Brennand, no Recife (PE), Kércia se emocionou ao ver as imagens que retratam cenas do cotidiano e do imaginário dos alunos e que eram utilizadas pelo mestre em seus trabalhos de alfabetização. “Não sei o que Freire diria dessa minha empreitada, mas já me justifico afirmando que a minha intenção é fazer entender seu legado a partir de uma linguagem abrangente, que toque desde os menores, mas também os que não tiveram acesso – seja qual for o motivo – a sua obra”, defende a escritora. Paulo Freire - Uma biografia em quadrinhos possui a vantagem de atrair o público mais jovem, apesar da abrangência que a linguagem dos quadrinhos alcança.

Segundo a autora, as 30 páginas do livro podem ser lidas de uma vez só em questão de minutos, funcionando como um convite para os leitores mais curiosos possam ir além da vida e da obra de Freire em outras fontes, tais como aquelas que Kércia se baseou para a construção da HQ. A principal referência que ela se utiliza em sua pesquisa é a obra À Sombra Desta Mangueira (Civilização Brasileira, 2012), um livro de memórias publicado a primeira vez em 1995 pelo próprio Freire. “Também bebi da fonte de outros que vieram antes, e que nos presentearam como exímias biografias, como é o caso da Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo que publicou em 2017, Paulo Freire: uma história de vida (Paz e Terra); também O Educador: um perfil de Paulo Freire, livro de Sérgio Haddad, publicado pela Todavia, em 2019”.

O que o livro demonstra é um Paulo Freire menino, nordestino, de origem simples, e que teve sonhos, brincou, sofreu e estudou. “Enfatizei sua trajetória de resistência aos opressores, mostrei seus insistentes esforços para que a educação fosse instrumento de libertação das massas. Eu destacaria, principalmente, a tão conhecida experiência de Angicos (RN), onde Freire foi responsável por um programa de alfabetização de trabalhadores, feito que lhe deu notoriedade nacional e foi responsável por sua perseguição, prisão e exílio durante a ditadura militar instaurada no Brasil na década de 1960”, realça Kércia.

Sintetizar a vida
Criado em um tamanho que privilegia a leitura coletiva, o formato 21 x 30 cm facilita que o livro seja usado em salas de aula, nas rodas de conversas e nas formações docentes. Tudo para que se evidencie os desenhos de Américo Filho. Ele já tinha a experiência de ter ilustrado algumas HQs biográficas para a editora paraibana Patmos, entre elas as biografias de João Pessoa e Anayde Beiriz. “Para ilustrar esse tipo de livro, a maior preocupação é com a semelhança visual dos personagens históricos principais e a cronologia dos cenários e roupas usadas”, explica o profissional.

O maior desafio para os responsáveis pela obra, porém foi sintetizar a vida de Paulo Freire sem deixar de fora os fatos mais importante, mesmo para os admiradores e seguidores de seu pensamento do educador. “Criei o roteiro com as falas e as cenas, pensei muitos detalhes e me abri às possibilidades do que viriam ser as ilustrações de Américo Filho, por sorte, a junção dos dois rendeu um trabalho satisfatório”, afirma Kércia.

A HQ custa R$ 30 e pode ser adquirida pela autora, mas também está disponível na lojinha da Editora na UEPB. Após o evento de hoje na programação da Flic, haverá outro lançamento em Campina Grande e também em Recife, cidade natal de Paulo Freire.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de novembro de 2022.