Notícias

PB discute transformação do forró em Patrimônio Imaterial do Brasil

publicado: 28/10/2017 16h15, última modificação: 28/10/2017 16h15
28-10-2017-lau-siqueira.jpg

Secretário da Cultura Lau Siqueira: “Preservar as matrizes do forró é importante para que a gente não se distancie da identidade cultural nordestina” - Foto: Internet

tags: lau siqueira , Forró , patrimônio imaterial , senado federal , audiência pública


A Paraíba vai sediar no dia 20 de novembro a audiência pública que vai discutir as formas de preservação e patrimonialização do ritmo forró de raiz. O debate ocorrerá durante a programação do ‘II Fórum Nacional de Forró de Raiz’, em João Pessoa. No último dia 18, o Senado Federal, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), aprovou o pedido de salvaguarda da senadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, para a realização da audiência pública. O objetivo é transformar o forró de raiz em Patrimônio Imaterial do Brasil.

Ao solicitar a audiência pública, a senadora Fátima Bezerra, que é presidente da CDR, lembrou que o frevo pernambucano já foi tombado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e que, do mesmo modo, o forró tem “bons antecedentes” para ser eternizado. Já o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, ressaltou que “preservar as matrizes do forró é importante para que a gente não se distancie da identidade cultural nordestina”.

O Fórum Nacional de Forró de Raiz é o resultado de uma articulação entre profissionais envolvidos com a cadeira produtiva do forró, pesquisadores e agentes culturais, que desde 2011 discutem formas de preservação das matrizes do forró, bem como o registro do ritmo musical enquanto Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O evento faz parte da programação do ‘Encontro Nacional de Forrozeiros’, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro na capital paraibana. O forum, que terá a programação divulgada em breve, reunirá artistas, gestores culturais, pesquisadores e autoridades políticas de vários estados do Nordeste, bem como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A ideia é elaborar uma carta de diretrizes voltada para o planejamento da instrução técnica de registro que será enviada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo a coordenadora do Fórum, Joana Alves da Silva, artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros, já confirmaram a participação no evento. O ‘Encontro Nacional de Forrozeiros’ contará com o apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, entre outras instituições públicas e entidades civis.