Projeto itinerante, Noite da Literatura se realiza hoje, a partir das 19h, no Casarão da Cultura José Barbosa da Silva, localizado na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano. Durante o evento, que é promovido gratuitamente pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e Associação de Arte e Cultura de Guarabira (AACG), será lançada a edição especial do Correio das Artes dedicada ao centenário da publicação do cordel Romance do Pavão Misterioso, cuja autoria é do guarabirense José Camelo de Melo Rezende (1885-1964), além da 2ª edição dos primeiros três volumes da coleção Paraíba na Literatura, Revolucionárias, de Rui Leitão, o volume inaugural da Antologia do Teatro Paraibano (1968-1981), organizado por Diógenes Maciel, Monalisa Colaço e Suzy Lopes, todos publicados pela Editora A União, como também a mais recente publicação, Paraíba na Literatura IV, que, na ocasião, vai ser apresentada ao público.
O diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação, William Costa, informou que cada volume de Paraíba na Literatura tem 20 perfis de autores e autoras paraibanos. “As edições são revisadas, com formato gráfico diferente, sem capa dura e tamanhos menores. São edições mais comerciais”, disse o jornalista, que estará no evento. “Essa iniciativa faz parte de uma ação de interiorização da EPC, levando a produção da Editora A União para outras cidades, para que seus habitantes conheçam os autores e suas obras, estabelecendo um grande diálogo cultural com o povo”.
A diretora presidente da EPC, Naná Garcez, ressaltou que a Noite da Literatura é “uma ação de governo com o objetivo de chegar a maior parte dos municípios, através dos seus respectivos setores culturais”, resumiu a jornalista. “É chegar com um produto como o Correio das Artes, que traz o centenário da publicação do Romance do Pavão Misterioso. Só que, no cordel, não é um pavão comum, pois eleva-se do chão como se fosse um helicóptero. É interessante”.
Naná Garcez informou que os dois próximos eventos serão ainda neste mês, sendo no dia 13, em Sousa, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBnB), e, no dia seguinte, no Teatro Teatro Íracles Brocos Pires (ICA), em Cajazeiras, ambos os municípios localizados no Sertão do estado.
Livro que reúne ensaios sobre mulheres com trajetórias de destaque, cuja autoria é do escritor Rui Leitão, Revolucionárias será apresentado no evento pela escritora e cordelista Silvinha França, presidente da Associação de Arte e Cultura de Guarabira. “A Associação sente-se honrada pelo convite vindo de Rui Leitão para essa parceria. É de suma importância a difusão e promoção desse projeto, uma vez que possibilita conhecer mais a literatura paraibana, seus escritores, e essa interiorização é muito louvável para valorização e reconhecimento dos escritores e suas obras, muitas vezes com pouca divulgação ou nada divulgado”, disse ela. “Essa parceria com a EPC, AACG e SCG vem fortalecer e fomentar, cada vez mais, nossa cultura. A EPC acertou em promover essa edição junto às secretarias de cultura e as entidades civis organizadas. Interiorizar estas ações é promover a verdadeira inclusão na literatura”, apontou França.
Ano Cultural
Outro momento da programação será uma palestra que o professor guarabirense, Vicente Barbosa, proferirá sobre o centenário do Romance do Pavão Misterioso e sobre a edição especial do mês de fevereiro do Correio das Artes, que traz o mesmo tema. O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira, elogiou o suplemento literário do Jornal A União, pelo conteúdo. “É um apanhado muito importante de opiniões, textos de especialistas e estudiosos que trazem informações que contribuem para a sociedade saber mais sobre o cordel, sendo motivo de orgulho, que divido com Pilõezinhos, antes distrito de Guarabira, quando o autor José Camelo de Melo Rezende nasceu. Eu ia sugerir essa pauta à editoria do jornal, mas ela se antecipou. A Prefeitura abraçou essa parceria com a EPC para a realização do evento, que é muito importante”, disse o gestor.
Tarcísio Pereira acrescentou que o município de Guarabira iniciará o Ano Cultural do Pavão Misterioso no próximo dia 27. “Terá a exposição O Pavão na Parede, com 20 artistas plásticos que estão ilustrando passagens do cordel e que ficarão ao lado de placas com estrofes da obra, como se fosse uma estação, na Galeria de Arte Antônio Sobreira. Também haverá a entrega do Troféu Pavão Misterioso para cordelistas e estudiosos de literatura”, revelou ele. “Em maio, será realizado o Festival Internacional de Arte Naïf (Fian), e outros eventos ocorrerão ao longo deste ano para celebrar o centenário da obra de José Camelo de Melo Rezende”, afirmou o secretário.
O coordenador do Casarão da Cultura José Barbosa da Silva, Percinaldo Toscano, também elogiou o projeto itinerante da EPC. “É uma iniciativa muito importante, porque vai estimular as atividades literárias em Guarabira, que é uma cidade que desponta no cenário cultural paraibano. O Casarão é o maior espaço cultural que nós temos na cidade, pois agrega elementos de três linguagens, que são os museus de arte popular, de arte naïf e o da imagem e do som, que conta a história do município”, frisou ele.
*Matéria publicada na edição impressa de 5 de abril de 2023.