Notícias

No ritmo do Carnaval

Pela terra do frevo

publicado: 07/02/2024 09h12, última modificação: 07/02/2024 09h12
Ao lado do Maestro Spok, paraibana Nathalia Bellar promove uma miniturnê no Recife (PE) e promete montar um show especial com músicas carnavalescas em 2025

por Guilherme Cabral*

A música autoral ‘Furtacor’, além de ‘Frevo Mulher’ (Zé Ramalho) e ‘Banho de Cheiro’ (Carlos Fernando) são algumas das canções que a cantora e compositora paraibana Nathalia Bellar acompanhada pelo Maestro Spok, apresentará hoje, a partir das 16h, no Baile do Arrumadinho, que se realiza no Frege Bar, localizado na área central da cidade do Recife (PE). A artista vem cumprindo a miniturnê Nathalia Bellar pelo Carnaval, que ainda prosseguirá no próximo sábado (dia 10), com as participações do bloco Galo da Madrugada e da cantora Nena Queiroga, e na terça-feira (13), com o Maestro Spok, no Marco Zero, ambos também na capital pernambucana. “Estou muito feliz por participar, pela primeira vez, desse evento”, confessou ela. Por estar entusiasmada com a experiência, a paraibana disse que montar um show especial com músicas carnavalescas é um de seus projetos para 2025.

CRÉDITOS - WILL SOUZA.jpg
Para o pós-Carnaval, Bellar prepara dois ‘singles’ inéditos, uma temporada de shows no Rio de Janeiro e um EP com o intuito de comemorar os seus 40 anos de idade - Foto: Will Souza/Divulgação

Nathalia Bellar disse que a miniturnê – iniciada na Frevália com Romero Ferro, no bloco Viúvas da Torre, no último domingo (4), em João Pessoa – surgiu a convite do Maestro Spok, a quem já conhecia, assim como tem amizade, há alguns anos, com a cantora Nena Queiroga. “Fui surpreendida por essa iniciativa do Maestro Spok, que tem uma atuação muito tradicional no Carnaval pernambucano. Tenho ligação muito afetiva com Recife e, muitas vezes, pecamos por não fazermos essas conexões. Novas gerações de artistas têm feito mais contato, encurtado essa distância com Recife e isso fortalece a todos nós, pois nos nutrimos da cultura um do outro. Mas tenho percebido o crescimento do Carnaval paraibano, que está tendo muita visibilidade em eventos”, avaliou ela.

Bellar nunca se apresentou no Galo da Madrugada, que será um grande desafio para a artista perante um dos mais concorridos do país. “Eu vou participar desse bloco pela primeira vez como foliã e isso é muito privilégio para mim, uma honra. Estou com um frio na barriga. Nessas apresentações, no Recife, deverei cantar repertórios diferentes, mas entre as músicas vou levar ‘Furtacor’, do meu álbum Catavento. No Galo da Madrugada, a apresentação deverá ser mais musical, dançante, e que provavelmente ainda vai incluir ‘Cuva de Sombrinhas’, frevo-canção de André Rio, Nena Queiroga e Beto Leal”, comentou Nathalia Bellar.

A propósito, ao falar sobre a construção de um show especial com músicas de Carnaval, Nathalia pretende pensar em breve, no projeto, para poder concretizá-lo no ano que vem. “A minha ideia é incluir canções do meu repertório autoral, mas também de outros compositores paraibanos, como Totonho, Escurinho, Seu Pereira, Socorro Lira, Cátia de França e Jackson do Pandeiro, mas adaptadas com arranjos carnavalescos, como o uso de metais”, explicou a cantora e compositora.

No entanto, a paraibana também antecipou outros projetos, já para este ano. Entre os meses de abril e maio, pretende lançar dois singles nas plataformas de streaming de músicas e no YouTube, cada qual com seus respectivos videoclipes. Uma canção é ‘No Espelho da Pele’, que compôs em parceria com a cantora e instrumentista mineira Carol Jongo; a outra é ‘Ascendente em Aquário’, autoria do paraibano Titá Moura. Nathalia Bellar disse que vai se dedicar à produção de ambas as músicas em março, após o Carnaval.

“A música ‘No Espelho da Pele’ fala sobre como a gente lida com o espelho físico. Nós sabemos que a indústria da estética tem procurado, atualmente, incluir as mulheres em padrões de beleza, o que vem sendo uma cultura muito em voga. Mas a canção também fala sobre um outro tipo de espelho, o espelho de nós. Nesse caso, por exemplo, se abordam alguns aspectos, a exemplo de como as outras pessoas nos veem e como nós as vemos. Sabemos que existem relacionamentos tóxicos entre as pessoas, mas o que queremos falar, na música, é sobre a necessidade de fazermos uma avaliação autocrítica e, a partir daí, trabalharmos mais a sororidade, que é um conceito que se refere à empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres, e menos as disputas”, comentou Bellar.

Com relação ao single ‘Ascendente em Aquário’, a cantora e compositora afirmou que a canção é muito leve. “Posso chamá-la de MPB pop e fala sobre a importância de se deixar relaxar. Eu percebo que há ligação entre esses dois singles, porque nós somos muito ansiosos em querer resolver nossas coisas, então, uma música fala da importância de se refletir sobre as pressões da indústria da beleza e outra sobre a necessidade de fazer reflexões e relaxar”.

A ideia de Nathalia Bellar é incluir, em sua bagagem, esses dois novos singles para uma turnê que deverá realizar em agosto, por meio do Sesc, no Rio de Janeiro, passando pela capital fluminense e cidades como Nova Iguaçu e São João de Meriti. Ela comentou que naquele estado já residem amigos e artistas paraibanos e sua intenção é aproveitar a oportunidade para buscar novo público para o seu trabalho.

Por fim, outra iniciativa de Bellar é a de lançar um EP em novembro, inclusive visualizers, com o intuito de comemorar os seus 40 anos de idade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de fevereiro de 2024.