Mostra itinerante

Pelas lentes de Aurílio Santos

publicado: 27/02/2024 09h23, última modificação: 27/02/2024 09h23
No próximo mês, começa a exposição fotográfica do premiado paraibano que vai circular gratuitamente por três municípios do Sertão do estado
1 | 5
‘A Noiva’ (2010) - Foto: Aurílio Santos/Divulgação
2 | 5
‘Seca d’Água’ (2017) - Foto: Aurílio Santos/Divulgação
3 | 5
‘Bandeira desfraldada’ (1997) - Foto: Aurílio Santos/Divulgação
4 | 5
‘Mapa da Sede’ (2007) - Foto: Aurílio Santos/Divulgação
5 | 5
Mostra passará por Brejo do Cruz (março), Catolé do Rocha (abril) e São Bento (maio) - Imagem: Offset Editora/Divulgação
Aurílio Santos 2.jpg
Aurílio Santos 3.jpg
Aurílio Santos 4.jpg
Aurílio Santos.jpg
fotoss.JPG

por Guilherme Cabral*

Premiado no Brasil e no exterior, o fotógrafo paraibano Aurílio Santos será tema de um projeto itinerante que leva seu nome pelo interior do estado. Com o objetivo de promover a cultura e as artes visuais na região, a mostra traz um olhar lúdico e único sobre a paisagem, a vida e a história sertaneja e circulará gratuitamente por três municípios, iniciando em Brejo do Cruz, na próxima segunda-feira (dia 4), seguindo por Catolé do Rocha e São Bento, em abril e maio, respectivamente.

Em cada cidade, ele também lançará um livro que contém sua trajetória artística e leva o mesmo nome da iniciativa: Itinerário Fotográfico de Aurílio Santos. Editado com recursos próprios, a obra é publicada pela Offset Gráfica e Editora, da cidade de Natal (RN), conta com 200 páginas, ao preço de R$ 50.

A mostra fotográfica consiste em 50 imagens e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e pelo Ministério da Cultura. Na cidade de Brejo do Cruz, a exposição será realizada até o dia 18 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha Garcia Pereira, com horário de visitação das 8h às 14h; em Catolé do Rocha, de 1º a 15 de abril, no Centro Cultural Geraldo Vandré, com entrada do público das 8h às 13h; e, em São Bento, de 2 a 16 de maio, na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual, com visitas das 8h às 14h.

“O meu sentimento é de felicidade, por estar sendo homenageado com essa exposição. É uma iniciativa que significa o reconhecimento, agora, do meu trabalho como fotógrafo que tenho desenvolvido ao longo dos últimos 30 anos, principalmente por parte da curadora do evento, Denise Bacelar, que é um nome já conceituado. Além disso, esse projeto vai possibilitar que meu trabalho seja divulgado e conhecido por um número maior de pessoas. Depois, pretendo circular com essa exposição por outros grandes municípios paraibanos, como Campina Grande, João Pessoa e Guarabira”, afirmou Aurílio Santos.

Quanto ao livro, o paraibano comentou que está aproveitando a oportunidade de ter uma exposição sobre sua trajetória artística para lançar a obra. “Além de algumas imagens, o livro terá material já publicado sobre a minha carreira, como matérias de jornais, trabalhos acadêmicos, entrevistas e textos críticos assinados, entre outros, pelo fotógrafo Machado Bittencourt, o artista plástico Elpídio Dantas e os poetas Josafá de Orós, o cordelista Manoel Monteiro e Kydelmir Dantas”, disse ele, que nasceu na cidade de Pombal, mas radicou-se em Brejo do Cruz e, em 2001, obteve a segunda colocação no 5º Concurso Internacional de Fotografia para Jovens Autores da Universidade del Pacifico, ocorrido em Santiago do Chile.

fotoss.JPG

Pernambucana residente na cidade de Brejo do Cruz desde 2016, a curadora da mostra, Denise Figuerôa Bacelar, justificou que decidiu propor a elaboração do projeto com o intuito de dar maior visibilidade à obra produzida pelo fotógrafo paraibano. “Aurílio Santos é conhecido por diversos artistas e personalidade públicas, mas suas imagens ainda precisam ser mais vistas pelas pessoas. Então, contando com articulação dele, elaboramos esse projeto para, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, selecionado por meio do Edital de Chamamento Público nº 012/2023, circular por Brejo do Cruz, São Bento e Catolé do Rocha, que são três dos 11 municípios que compõem o território da 8ª Regional de Cultura”, disse ela, que também é produtora cultural, comunicadora e educadora popular.

A curadora revelou detalhes sobre a mostra. “A exposição é como se fosse uma linha do tempo de Aurílio Santos, porque reúne um compilado de fotografias feitas ao longo de sua trajetória. É uma seleção de imagens que mostra a evolução dele não só como artista, mas também o do seu olhar por meio das lentes”.

Entre os temas retratados estão o problema da seca, a paisagem e a terra degradada pela estiagem, o vaqueiro, a religiosidade, a desigualdade cultural e as questões sociais. “Cada foto terá sua respectiva ficha técnica, contendo detalhes, como o título da imagem e a data em que foi captada. Com isso, o objetivo é dar acessibilidade ao público”, informou Denise Figuerôa Bacelar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de fevereiro de 2024.