Amilton Pinheiro - Especial para A União - De São Paulo
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) se apresenta hoje, a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, instalada no Campus I da instituição, na capital. Na ocasião, o público terá a oportunidade de assistir uma performance inédita, em âmbito estadual. Explica-se: é que o prestigiado pianista norte-americano David Korevaar, que encerra sua primeira turnê pelo Brasil, em João Pessoa, vai participar do evento atuando como regente, ao mesmo tempo em que executará solo de obras de Mozart. A entrada é gratuita para o público. Os organizadores ressaltaram que o evento faz parte das atividades da greve na instituição.
“A performance de dois concertos onde o solista faz, também, o papel de regente, é inédita na Paraíba, mas comum em outras partes do mundo, como a Europa”, garantiu para o jornal A União a paulista - radicada em João Pessoa há oito anos - Luciana Noda, professora de piano da UFPB e que teve a iniciativa de trazer - com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba - o pianista David Korevaar para encerrar a turnê pelo Brasil em João Pessoa, que é a quinta cidade do itinerário. O músico já se apresentou em Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. A propósito, foi ele o supervisor do estágio pós-doutoral que a docente Noda realizou na Universidade do Colorado-Boulder, num trabalho de pesquisa artística com apoio da Capes e da Fulbright. Assim, com esse concerto, ela promove e dá continuidade ao intercâmbio artístico e acadêmico entre a UFPB e a instituição americana.
Durante a apresentação que realiza hoje, o pianista norte-americano apresentará os Concertos n. 9 e 14 de Mozart. “A vinda de David Korevaar é importante porque o público terá a oportunidade de ter acesso, gratuitamente, a um artista de qualidade e renomado internacionalmente, além de ser uma grande oportunidade de aprendizado musical e pianístico que será aberta ao público geral”, ressaltou a professora Luciana Noda. Na passagem que faz pela capital, o músico já ouviu, na última quarta-feira à tarde, alunos da UFPB tocarem para ele, na Masterclass.
A recomendação da coordenação do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) da UFPB, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, é de que o público chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência ao concerto, pois, assim, poderá ouvir a pequena palestra que se profere, costumeiramente, antes da apresentação de cada edição do evento. É nessa ocasião, chamada de Momento Pedagógico, que as pessoas são esclarecidas sobre o conteúdo das obras musicais a serem executadas naquela mesma noite. Outra coisa: por motivo de segurança, não será permitido, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala de Concertos alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.
Sobre o músico
Prestigiado nos EUA, Ásia e Europa, David Korevaar possui uma carreira ativa como pianista, solista e camerista, além de ser professor na Universidade do Colorado Boulder. Ele possui os títulos de Doctor of Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos pela Juilliard School, de Nova Iorque, onde estudou com o renomado pianista e compositor Earl Wild. Korevaar executa um repertório variado e extenso, aliado com seu trabalho com compositores vivos e sua própria experiência na composição. Ele é membro do Boulder Piano Quartet, grupo residente da Boulder Public Library, e do Clavier Trio, grupo residente da Universidade do Texas, em Dallas, mas ainda tem tocado como artista convidado de outros quartetos, a exemplo do Takács, Manhattan e Colorado Quartet.