Notícias

‘Streaming’

Plataforma gratuita lançará curtas sobre povos indígenas

publicado: 16/02/2024 09h04, última modificação: 16/02/2024 09h04
Krenak_MostraDocumentáriosIndígenas_IC Play_Foto Divulgação.jpg

‘Reformatório Krenak’ revela a experiência desumana a que os nativos foram submetidos no local criado na ditadura militar brasileira, em 1969 - Foto: ICP/Divulgado

por Da Redação*

Encerrando o mês de fevereiro, a partir do próximo dia 23, a Itaú Cultural Play exibe quatro documentários de curtas-metragens que fazem uma imersão nas tradições dos povos indígenas Maxakali e Krenak, ambos de Minas Gerais. As obras chegam à plataforma no mesmo dia em que o Itaú Cultural completa 37 anos.

Os três curtas Yamiyxop – Os espíritos guerreiros, Língua e território e Trilha da Lagoa Seca, tem direção do jornalista Claudiney Ferreira. As produções fazem um mergulho nas tradições desta população indígena, que é resultado da união de outros povos perseguidos no decorrer da história. Hoje, eles se estabeleceram em quatro áreas distintas do estado.

Já quem assina a direção de Reformatório Krenak é o documentarista Rogério Corrêa. A obra revela a experiência desumana a que esta população foi submetida no estabelecimento criado em 1969 na ditadura militar brasileira, que dá nome ao filme.

No conjunto, os quatro filmes dão luz à cultura e à vida dos indígenas brasileiros, com foco nas nações Maxakali e Krenak. Todos poderão ser acessados gratuitamente na plataforma (www.itauculturalplay.com.br) e dispositivos móveis Android e IOS.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de fevereiro de 2024.