Será inaugurada hoje, às 18h30, na orla de Intermares, em Cabedelo, a Praça dos Imortais, um espaço que homenageia, sobretudo, a literatura nacional. O local funcionará como um ponto de encontro cultural aberto à comunidade, com programação de eventos literários, exposições de arte e apresentações teatrais periódicas. A área de convivência conta com aparelhos como uma biblioteca e monumento central – um totem tubular giratório com inscrições de trechos literários de autores brasileiros consagrados, como Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos. A inauguração será transmitida ao vivo, pelo YouTube, no perfil IDO Empreendimentos.
A ideia da criação da praça partiu de Tania Castelliano, presidente da Academia Cabedelense de Ciências, Artes e Letras Litorâneas (ACCal) e fundadora da Academia Estudantil Cabedelense Infanto Juvenil de Artes e Letras Litorânea (Aecijal), que abrange crianças e adolescentes de seis a 18 anos. Em parceria com o empresário Rui Santos, ela afirma que pensou em criar algo diferente do que já vinha sendo feito. “Essa praça é muito linda. O fundo dela é uma tartaruga, porque Intermares é onde há a desova desses animais”, explica.
A partir de uma extensão do trabalho realizado junto às academias, que além de incentivar as práticas literária e artística, também propõe uma infraestrutura voltada para a valorização cultural, a Praça dos Imortais inclui uma série de elementos modernos. “Uma coisa assim, surreal dentro da modernidade. É a primeira praça do Brasil nesses moldes, quiçá no mundo”, atesta.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades locais, representantes das associações literárias e uma apresentação musical com a participação de um pianista, um violinista e uma cantora lírica que cantará trechos de O Fantasma da Ópera. Já em novembro, a praça irá abrigar seu evento cultural inaugural, a Primeira Feira Nacional do Livro. Focada em proporcionar formação cultural e artística para todas as idades, a Praça dos Imortais alinha-se com os esforços de modernização cultural e educacional, além de promover a formação cidadã por meio das artes.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de outubro de 2024.