Estão abertas até o dia 3 de agosto as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Literário José Lins do Rego. Serão selecionadas obras nas categorias romance (Coleção Riacho Doce), conto/crônica (Coleção Gordos e Magros), poesia (Coleção Pureza) e infantojuvenil (Coleção Velha Totônia). Os cinco trabalhos devem integrar a Coleção Edições Funesc. O concurso é uma parceria entre a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e a Funesc.
“Essa é uma parceria muito importante, o que é uma oportunidade de fortalecer e renovar a literatura paraibana. abrindo as portas para escritores de obras inéditas possam publicá-las”, apontou a diretora presidente da EPC, Naná Garcez. “A nossa missão é editar e publicar os livros vencedores nas categorias infantojuvenil, romance, conto, crônica e poesia. A Paraíba tem muitos talentos novos, que merecem ser publicados. Os vencedores vão receber cotas dos livros, que também serão distribuídos para bibliotecas públicas estaduais, contribuindo para a divulgação”, complementou a jornalista e gestora.
Estão habilitados a concorrer ao prêmio autores e autoras paraibanas e também de outros estados brasileiros, desde que residam na Paraíba há mais de dois anos. A idade mínima para participar é 18 anos e os textos submetidos à análise devem ser inéditos.
Serão impressos dois mil livros, sendo 400 de cada categoria. Cada autor premiado terá direito a uma cota de 50 exemplares de suas respectivas obras, que serão impressas pela Editora A União. O saldo remanescente de exemplares dos cinco títulos premiados será dividido entre os órgãos envolvidos na realização do concurso. Parte do material será distribuída pela Funesc, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, e outra parte destinada à comercialização pela EPC.
“O Prêmio Literário José Lins do Rego tem como principais objetivos revelar e reconhecer talentos literários da Paraíba ao estimular a criação artística e ao contribuir com a difusão das suas obras ao distribuir os livros premiados para as bibliotecas paraibanas”, explicou a presidente da Funesc, Bia Cagliani. “Para a edição de 2023, esperamos poder conhecer novos talentos da Paraíba na área literária e também atingir escritores e escritoras de municípios fora dos eixos centrais do estado”.
Para William Costa, diretor de mídia impressa da EPC, o Prêmio é uma iniciativa muito importante por dois motivos básicos: “O primeiro é celebrar a memória do grande escritor José Lins, pois é uma forma de valorizá-la e mantê-la viva; o segundo é abrir espaço para novos autores e autoras, numa forma de incentivar as pessoas a escrever e publicizar essas obras que estão nas gavetas, tendo a ousadia de submetê-las ao julgamento e levá-las ao conhecimento dos leitores, o que é, para mim, da maior importância, por revelar geração de talentos. Tenho certeza que, no futuro, muitos autores e autoras vão reconhecer que esse concurso foi a porta de entrada para o êxito literário”.
O edital da premiação pode ser acessado no site oficial da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (www.funesc.pb.gov.br) com o formulário de inscrição. Para obter mais informações pode-se entrar em contato pelo e-mail premioliterariozelinsdorego@gmail.com.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de junho de 2023.