FILMES

Produções para semear horizontes

publicado: 19/03/2024 09h42, última modificação: 19/03/2024 09h45
Começa hoje, na UFPB, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com curtas e longas e entrada franca
Nas Asas da Pan Am - 01.jpg

Sílvio Tendler em ‘Nas Asas da Pan Am’, filme autobiográfico que abre o evento hoje | Foto: Divulgação

por Esmejoano Lincol*

Hoje, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começa a exibição dos filmes da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com outras instituições de ensino superior do Brasil. O evento, que iniciou-se ontem com a primeira etapa da Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos, exibirá, ao todo, 18 filmes até a próxima sexta-feira (22); todas as projeções serão feitas na Sala Cine Aruanda, situada no Bloco B do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (CCTA), no campus I da universidade, em João Pessoa. Para o primeiro dia, foi escalado o documentário autobiográfico Nas Asas da Pan Am, do diretor carioca Silvio Tendler, homenageado desta edição.

“Vencer o ódio, semear horizontes”, o tema da mostra, faz referência ao momento atual das políticas públicas voltadas para a produção audiovisual no Brasil, que recebeu incrementos a partir de editais de fomento municipais, estaduais e nacionais, vinculados a leis como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério da Cultura (MinC) também apoiam a iniciativa da UFF.

As obras selecionadas trazem em seus enredos temáticas imersas no espírito da Mostra: a promoção de visibilidade e empoderamento de minorias – mulheres,pessoas pretas e pardas, descendentes de povos originários e indivíduos LGBTQIAP+. Os longas, médias e curtas-metragens também estão divididos em quatro segmentos: Raízes, com filmes que abordam a ancestralidade; Sementes, com filmes que tenham como temática a realização de projetos; Frutos, com filmes voltados para o público infantil; e Homenagem, com a exibição de A Bolsa ou a Vida, título mais recente de Sílvio Tendler. Os filmes selecionados também estarão disponíveis na plataforma InnSaei.TV de 25 de março a 24 de abril.

A mostra acontece desde 2006 em diversas salas de cinema do país, mas esta edição optou por projetar seus filmes de forma simultânea também em universidades e institutos federais do Brasil, situados nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. Apenas nas cidades de Niterói (RJ), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), São Cristóvão (SE) as oficinas foram ministradas antes – em dezembro de 2023.

Esse é o primeiro evento que o Cine Aruanda recebe desde o início de sua reforma, que começou em 2023 e que continua em curso. O professor Carlos Dowling, coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e que também está na organização do evento em João Pessoa, explica que as melhorias nos equipamentos de projeção e de sonorização deverão ser implementadas até junho, mas que a sala estará pronta para a exibição dos filmes de hoje; a reforma teve recursos captados por edital de fomento da Lei Paulo Gustavo. “A mostra funcionará como uma espécie de ‘pré-inauguração’ do Cine Aruanda. Exibiremos os filmes com equipamento alugado”, explica o docente.

A presença dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cultura junto ao evento também é fator de destaque para Dowling. “É muito importante recebermos a mostra neste momento, principalmente depois de (passarmos por) mais de sete anos de estrangulamento do setor da cultura. E representa um marco muito importante dessa reconstrução de muitas coisas que foram implodidas e mesmo destruídas nesse descontrole do Governo Federal”, diz Dowling.

A Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos segue paralela à mostra até a próxima quinta-feira e tem por objetivo treinar facilitadores para atividades pedagógicas na área de cinema e audiovisual. Eles serão formados a partir da Pedagogia do Dispositivo, metodologia desenvolvida pelo projeto Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos, também coordenado pela UFF. Ao final, serão emitidos certificados para os participantes. A Mostra se encerra na próxima sexta-feira, com a exibição do segmento Homenagem.

Cinco filmes paraibanos estarão na Mostra Cinema e Direitos Humanos. A Poeira dos Pequenos Segredos, curta-metragem do cineasta Bertrand Lira, integra o segmento Raízes: será projetado amanhã, às 18h. Na quinta-feira, a partir das 14h, serão exibidos outros três filmes dentro do segmento Frutos. O primeiro deles, o curta documental Tesouro Quilombola, foi feito pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil José Albino Pimentel, do quilombo Gurugi-Ipiranga, situado na cidade de Conde; os pequenos cineastas foram supervisionados pelos realizadores Ana Bárbara Ramos e Felipe Barquete. A programação do segmento segue com o curta O Pato, de Antônio Galdino, que recebeu o prêmio de melhor roteiro de curta brasileiro na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, em 2022. Logo depois será a vez de Cósmica, de Ana Bárbara Ramos; este curta recebeu a Menção honrosa na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Ainda na quinta-feira, mas dentro do segmento Sementes, será exibido Adão, Eva e o Fruto Proibido; este filme dirigido por R. B. Lima está programado para as 17h.

Programação de Hoje:

Sessão de Abertura:

Local: Sala Cine Aruanda, localizada no Bloco B do CCTA (campus I da UFPB, em João Pessoa)
18h: Abertura oficial
18h30: Nas Asas da Pan Am (Brasil, 2020, 115 min, livre)
21h: Coquetel

Através do link, acesse o site oficial da mostra de cinema.

*Matéria publicado originalmente na edição impressa do dia 19 de março de 2024.