Notícias

Programação ‘Funesc Na Rede’ tem entrevistas com a dançarina Joyce Barbosa e a atriz Letícia Rodrigues

publicado: 23/07/2020 10h19, última modificação: 23/07/2020 10h19
110c32b8-1f33-4a7b-84ae-1234cba3c8dc.png

tags: FUNESC NA REDE , ENTREVISTAS , LIVE , CORONAVÍRUS

 

A dançarina Joyce Barbosa e a atriz trans Letícia Rodrigues são as convidadas desta semana do projeto ‘Funesc Entrevista’. O bate-papo, comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, será feito em formato de live, no perfil da Funesc no Instagram, nesta sexta-feira, (24), às 19h. Cada artista falará sobre trajetória profissional, projetos e como estão lidando com esse período de isolamento domiciliar. 

Joyce Barbosa é uma artista da dança. Diretora da Paralelo Cia de Dança desde 2004, fez doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP, mestrado em Dança na UFBA e mestrado em direito econômico pela UFPB. Fez pós-doc na UFRN e é professora de dança moderna do Centro Estadual de Artes da Paraíba (Cearte), do Pronatec e da FGV RJ/SP nas áreas de direito e economia.

Foi a primeira diretora paraibana a vencer os Prêmios Funarte/MINC Klauss Vianna e o Artes na Rua, respectivamente em 2008 e em 2013; coreografou e foi responsável pela preparação física dos atores da “Paixão de Cristo” de 2011, da Prefeitura de João Pessoa/PB, com direção artística do ator Marcos Pinto, entre diversos outros trabalhos e prêmios que acumulou ao longo da carreira. Em 2017 lançou o livro ‘Economias da Dança’, no qual aborda o que o termo “economia” vem produzindo no âmbito da criatividade e da cultura. Em seu livro, Joyce Barbosa joga novas luzes sobre o campo onde essas ideias vêm ganhando força – universidades e centros de dança –, questionando as concepções e teorizações acerca de uma economia associada à dança, e de qual noção de economia se fala quando se pensa em dança.

Em maio deste ano, Joyce teve seu vídeo ‘Casa-Cabeça-Coração’ inserido no projeto ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’, palco virtual desenvolvido pela Funesc no primeiro momento da pandemia da covid-19. A partir de interação virtual dela com a cantora Maria Alice, a apresentação costurou um diálogo entre canto e dança para expressar questionamentos surgidos no atual momento.  

A outra convidada, Letícia Rodrigues, é uma atriz e diretora de teatro em transição de gênero. Antes de iniciar o processo de ressignificação, era conhecida pelo nome artístico Romildo Rodrigues, atuando ao lado do irmão gêmeo Romilson. Com ele, forma a Cara Dupla Companhia de Teatro, que já tem mais de 18 anos de atuação na cena local. Os irmãos também são conhecidos pelas personagens ‘Gêmeas Diet e Light’. 

Nascida na capital paraibana, a artista iniciou cedo sua trajetória. Aos nove anos de idade, a dupla já frequentava cursos e participava de peças teatrais, com amplo apoio e incentivo dos pais. Letícia tem como inspirações as divas do teatro brasileiro Marilia Pêra e Bibi Ferreira, chegando a montar o espetáculo “Eternamente Bibi” (2019) uma homenagem a sua musa através da arte do Transformismo. 

A Cia Cara Dupla já montou diversos espetáculos sob a direção de Romildo Rodrigues, recebendo vários prêmios nacionais. Entre as montagens mais populares da Cia estão os infantis “Espantaram o Espantalho” (2009), “Scooby Doo” (2010), “Pluft, o Fantasminha” (2015), “O Pequeno Príncipe” (2016) e “A Cigarra e a Formiga” (2017). 

Em maio deste ano, a dupla teve o vídeo ‘As Malditas – Essas gêmeas não são flor que se cheire’ apresentado na programação ‘Meu Espaço’, fazendo parte do palco virtual da Funesc em tempos de pandemia pela covid-19. 

Serviço

Funesc Entrevista 

Convidadas: Joyce Barbosa (Dança) @joycebarbosadanca /Leticia Rodrigues (Teatro)  @romildoatorpb

Entrevistador: Jãmarrí Nogueira 

Sexta-feira, 24/07, às 19h

Instagram: @funescgovpb