Notícias

Programação do Fest Aruandinha segue com filmes e workshops

publicado: 11/10/2016 00h05, última modificação: 11/10/2016 08h32
Foto.jpg

O cineasta Frederico Pinto participa do evento ministrando workshop sobre Animação no Brasil - Foto: Divulgação

tags: I Fest Aruandinha


Lucas Silva - Especial para A União

Na semana da criança, umas das opções culturais que a cidade de João Pessoa oferece ao público infantil é o I Fest Aruandinha – Cinema & Literatura Infantojuvenil. E não podendo ser diferente, o cinema ganha destaque na cena cultural. O festival que teve início no último sábado (8) e segue até a próxima sexta (14), tem na sua programação de hoje a exibição dos filmes “As aventuras do avião vermelho”, “O menino e o mundo” e o workshop “Animação no Brasil: tendências e desafios”, ministrado por Frederico Pinto - diretor de “As aventuras do avião vermelho”. 

Em entrevista ao jornal A União, o diretor Frederico Pinto fez uma breve descrição de seu filme definindo-o como uma descoberta. “As aventuras do avião vermelho é um projeto de mais dez anos que começou em 2003. Quem for assistir ao filme verá que ele trabalha com o universo das descobertas da leitura, imaginação e uma redescoberta que é a da ligação pai e filho”, contou Frederico.

A produção é uma adaptação da obra original do escritor brasileiro Érico Veríssimo, publicada em 1936, e toma conta da telona de cinema às 18h na Sala Vladimir Carvalho, da Usina Cultural Energisa.

A história contada no filme é relatada através do personagem chamado Fernandinho, um menino de oito anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola.

Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.

A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos - Ursinho e Chocolate, que ganham vida com sua imaginação -, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia e Rússia -. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

Frederico Pinto é diretor e roteirista, e desde 2002 tem voltado grande parte de seu trabalho para o público infantojuvenil, dirigindo diversas obras em animação, documentários e ficção para esse segmento. De 2006 a 2009, foi professor de roteiro e direção do curso de Produção Audiovisual da Universidade Luterana do Brasil, e atualmente é consultor de roteiro da série animada Tainá.

Em entrevista dada a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o segundo diretor que trabalhou diretamente com Frederico, José Maia, falou um pouco sobre o roteiro do filme, já que ele era responsável pelas animações da produção. “Primeiro foi trabalhado o roteiro, que em seguida foi enviado para um especialista para nos orientar melhor. Depois, fomos trabalhando em cima da análise do especialista para aprimorar o processo de criação”, disse Maia.

Outro filme do festival é “O menino é o mundo”, que concorreu ao Oscar deste ano. Marcado para ter início às 10h30, a exibição do longa-metragem do diretor Alê Abreu acontece na Sala do Cinépolis no Manaíra Shopping.

A história da obra audiovisual gira em torno de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico País. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas, até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

E fechando o dia, o workshop “Animação no Brasil: tendências e desafios”, ministrado por Frederico Pinto. Voltado para produtores, realizadores locais e estudantes que queiram trabalhar com animação, o workshop ocorrerá às 19h, na sala Vladimir Carvalho, da Usina Cultural Energisa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail festaruanda@gmail.com.

“Durante o workshop vamos trabalhar as dificuldades enfrentadas no universo da animação brasileira, o mercado a qual ela pode caminhar e mostrar quais as tendências mais atuais o campo oferece”, completou Frederico. 

Com atividades acontecendo em três locais diferentes - Cinépolis Manaíra Shopping, Cine Banguê do Espaço Cultural e Usina Cultural Energisa – o evento traz ainda a prática de contação de histórias para completar sua programação. A entrada é franca.