Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Projeto 'Quadrinhos nas Escolas' incentiva a leitura

Notícias

Projeto 'Quadrinhos nas Escolas' incentiva a leitura

por publicado: 25/10/2017 21h05 última modificação: 25/10/2017 21h50
Evandro Pereira Iniciativa idealizada pelo produtor cultural Manassés Filho esteve na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa

Iniciativa idealizada pelo produtor cultural Manassés Filho esteve na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa


Leonardo Andrade
Especial para A União

O incentivo à leitura por meio de revistas em quadrinhos vem mudando a vida de jovens e adolescentes de escolas públicas em João Pessoa. Desta vez, o projeto ‘Quadrinhos nas Escolas’ chega à instituição pública de ensino Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada no Bairro Ernani Sátiro, na capital paraibana. “O nosso objetivo é refletir e colocar as engrenagens para funcionar, pois todos nós temos esta capacidade de melhorar por meio da leitura, buscando trazer um futuro melhor para quem vem”, disse em entrevista ao jornal A União o produtor cultural e proprietário da Comic House, Manassés Filho, que também é idealizador desse projeto, acreditando na transformação dos jovens.

O organizador do evento e ex-aluno da escola Caio Magno, hoje estudante na área da tecnologia, enfatizou a importância dessas atividades nas redes de ensino. “A leitura leva cada um de nós a conhecer outros mundos e viajar em diversos lugares, ela submerge a gente nessa cultura da infância à adolescência, sentimos a necessidade de poder receber mais conteúdo”, disse.

A aluna do primeiro ano do ensino médio Sara Hadyja acredita que quanto mais informações melhor, até porque os quadrinhos contribuem de uma forma a melhorar a vida pessoal e profissional de cada um. “Muitos alunos precisam de conhecimentos. A leitura é essencial para todos nós”, disse em entrevista, que mesmo com a inserção das redes sociais, eles preferem a ler.

O projeto ‘Quadrinhos nas Escolas’ é uma retomada de ações do ano de 2003. Na época o produtor visitou seis escolas privadas em João Pessoa. "Retomamos este ano, mesmo alguns achando que este tipo de programa é voltado apenas para crianças. Pelo contrário, ela traz ao nosso cenário questões políticas, sociais e econômicas. Com isso podemos tirar dos quadrinhos e jogar no cenário atual”, enfatizou Manassés.

A professora de Português Rosilene Vitorino destacou o amor dos alunos por esse tipo de leitura. “Os alunos amam esses livros pelo drama e história dos personagens. Eles acabam se empolgando. É difícil trabalhar com exemplares que possuem uma linguagem mais dura. Por esta razão acabo inserindo quadrinhos ou algo relacionado, facilitando o entendimento com histórias literárias. Elas ajudam bastante”, disse.

O estudante de informática Igor Rodrigues ressaltou o interesse pelos quadrinhos, pois acredita ser essencial para o futuro. "Eu quero seguir a profissão na área de informática e, para isso, busco aumentar o meu conhecimento na área, que ajuda na interpretação e colocação de textos”, enfatizou.

Para ter acesso a esse trabalho em sua escola, basta apenas entrar em contato pelo email eventos@comichouse.com.br e enviar a proposta para Manassés que, além de receber a visita do proprietário da primeira loja de quadrinhos em João Pessoa existente há quinze anos no mercado, ele envia até o local revistas em quadrinhos e um profissional para realizar um debate sobre alguma reflexão atual.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06