Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Projeto 'Quadrinhos nas Escolas' incentiva a leitura

Projeto 'Quadrinhos nas Escolas' incentiva a leitura

por publicado: 25/10/2017 21h05 última modificação: 25/10/2017 21h50
Evandro Pereira Iniciativa idealizada pelo produtor cultural Manassés Filho esteve na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa

Leonardo Andrade
Especial para A União

O incentivo à leitura por meio de revistas em quadrinhos vem mudando a vida de jovens e adolescentes de escolas públicas em João Pessoa. Desta vez, o projeto ‘Quadrinhos nas Escolas’ chega à instituição pública de ensino Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada no Bairro Ernani Sátiro, na capital paraibana. “O nosso objetivo é refletir e colocar as engrenagens para funcionar, pois todos nós temos esta capacidade de melhorar por meio da leitura, buscando trazer um futuro melhor para quem vem”, disse em entrevista ao jornal A União o produtor cultural e proprietário da Comic House, Manassés Filho, que também é idealizador desse projeto, acreditando na transformação dos jovens.

O organizador do evento e ex-aluno da escola Caio Magno, hoje estudante na área da tecnologia, enfatizou a importância dessas atividades nas redes de ensino. “A leitura leva cada um de nós a conhecer outros mundos e viajar em diversos lugares, ela submerge a gente nessa cultura da infância à adolescência, sentimos a necessidade de poder receber mais conteúdo”, disse.

A aluna do primeiro ano do ensino médio Sara Hadyja acredita que quanto mais informações melhor, até porque os quadrinhos contribuem de uma forma a melhorar a vida pessoal e profissional de cada um. “Muitos alunos precisam de conhecimentos. A leitura é essencial para todos nós”, disse em entrevista, que mesmo com a inserção das redes sociais, eles preferem a ler.

O projeto ‘Quadrinhos nas Escolas’ é uma retomada de ações do ano de 2003. Na época o produtor visitou seis escolas privadas em João Pessoa. "Retomamos este ano, mesmo alguns achando que este tipo de programa é voltado apenas para crianças. Pelo contrário, ela traz ao nosso cenário questões políticas, sociais e econômicas. Com isso podemos tirar dos quadrinhos e jogar no cenário atual”, enfatizou Manassés.

A professora de Português Rosilene Vitorino destacou o amor dos alunos por esse tipo de leitura. “Os alunos amam esses livros pelo drama e história dos personagens. Eles acabam se empolgando. É difícil trabalhar com exemplares que possuem uma linguagem mais dura. Por esta razão acabo inserindo quadrinhos ou algo relacionado, facilitando o entendimento com histórias literárias. Elas ajudam bastante”, disse.

O estudante de informática Igor Rodrigues ressaltou o interesse pelos quadrinhos, pois acredita ser essencial para o futuro. "Eu quero seguir a profissão na área de informática e, para isso, busco aumentar o meu conhecimento na área, que ajuda na interpretação e colocação de textos”, enfatizou.

Para ter acesso a esse trabalho em sua escola, basta apenas entrar em contato pelo email eventos@comichouse.com.br e enviar a proposta para Manassés que, além de receber a visita do proprietário da primeira loja de quadrinhos em João Pessoa existente há quinze anos no mercado, ele envia até o local revistas em quadrinhos e um profissional para realizar um debate sobre alguma reflexão atual.