Guilherme Cabral
Mulheres no Cinema é o tema da 2ª edição do projeto de extensão Aruandando no Campus, evento que se realizará amanhã, a partir das 18h30, no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), instalado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Integram a programação cinco filmes, a exemplo de Redemoinho, da diretora e atriz paraibana Marcélia Cartaxo, que foi o grande vencedor, na categoria curta-metragem, da Mostra Competitiva Nacional do 20º Cine PE - Festival de Cinema de Recife 2016, além de ter ganhado os prêmios do Canal Brasil de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator (Daniel Porpino). No total, serão 90 minutos de duração, seguidos de debate entre convidadas e os espectadores, mediado pelo professor Lúcio Vilar, quando se levantarão questões sobre a presença feminina na Sétima Arte.
“A receptividade da 1ª edição do Aruandando no Campus, que é um projeto de extensão do Departamento de Mídias Digitais da UFPB (Demid), realizado em parceria com o Curso de Cinema do CCTA, foi muito boa e expressiva. Cerca de 60 pessoas compareceram no Cine Aruanda, o que é um público muito bom por ter sido o primeiro evento. Nesta nova edição, a expectativa é de que o número de espectadores seja maior”, confessou para o jornal A União o idealizador e coordenador do projeto, Lúcio Vilar, que também é professor do Demid. Ele ainda lembrou que o evento tem relação com o Festival Aruanda, que ocorrerá no final deste ano e objetiva, por exemplo, promover a circulação entre os próprios alunos da instituição, além de atender ao público em geral, que não pertence à comunidade acadêmica.
O professor Lúcio Vilar ressaltou que integram a programação obras produzidas apenas por mulheres paraibanas, seja como realizadoras, seja dando vida a personagens fortes ou, ainda, atuando por trás das câmeras. Nesse sentido, são curtas dos anos 1980 - onde aparece a diretora Elisa Cabral - até filmes mais recentes, protagonizados, a exemplo da atriz Zezita Matos, que ora atua na novela global Velho Chico.
O coordenador do projeto Aruandando no Campus ainda destacou a importância do bate-papo que sempre acontece após as exibições dos filmes. Na 1ª edição do evento, por exemplo, ele disse que foi “muito rica” a participação do veterano ator Fernando Teixeira no debate, que ainda considerou “salutar”.
Além do curta Redemoinho, da cineasta e atriz paraibana Marcélia Cartaxo, a programação do evento ainda inclui Catástrofe, dirigido por Gian Orsini e protagonizado pela atriz Zezita Matos, e serão apresentados também nesta 2ª edição do Aruandando no Campus, os curtas Caçador de Miragens, de Elisa Cabral; Espaços Lavadouros, de Laurita Caldas, e O Olhar de Zezita, de Mercicleide Ramos.