Projeto Corredor Turístico retoma as suas atividades

publicado: 15/02/2024 12h03, última modificação: 15/02/2024 12h03
Big-Band-Rubacão-Jazz.jpg

Hoje, a partir das 17h, a ‘big band’ Rubacão Jazz estará na Academia Paraibana de Letras, no Centro de João Pessoa, com um repertório que vai desde o frevo ao ‘jazz’ - Foto: Rubacão Jazz/Divulgação

por Da Redação*

Após as festividades carnavalescas, o projeto Corredor Turístico – Música no Centro retorna com atrações hoje e amanhã, em João Pessoa. As apresentações terão início no polo da Academia Paraibana de Letras (APL), às 17h, e, em seguida, no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), às 18h. Os interessados que desejam prestigiar as apresentações gratuitas, basta pegar seu voucher de entrada através do site do Sympla (www.sympla.com.br).

Hoje, a big band Rubacão Jazz estará na APL com um repertório que vai desde o frevo ao jazz. A orquestra conta com uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com uma década de atuação, além da performance instrumental, a Rubacão Jazz se dedica também à pesquisa histórica do repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da música do Brasil.

Já no Centro Cultural de São Francisco, a soprano Izadora França com o pianista Lucas Bojikian abrem as apresentações com a ‘Ave Maria’, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Charles-François Gounod (1818-1893), além da música de câmara.

Amanhã será a vez do Naipe de Saxofones da Rubacão Jazz no polo da APL, a partir das 17h. No CCSF, as apresentações seguem com a mesma programação, a partir das 18h, com a ‘Ave Maria’ e música de câmara (Quinteto Geraldo Rocha e Quarteto Auros).

A iniciativa visa promover um ambiente cultural criativo, pautado no reconhecimento da presença da atividade musical na cidade. Esse cenário da música popular e erudita busca conferir um “tom local” na construção de uma imagem renovada do Centro Histórico da capital paraibana.

Na primeira fase, são quatro meses de apresentações de janeiro a abril, em dois diferentes locais, todas as quartas, quintas e sextas-feiras.

Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de fevereiro de 2024