Lucas Silva - Especial para A União
Reunindo seis duplas de repentistas de diversos Estados, a segunda edição do projeto “De Repente no Espaço” completa um ano hoje e convida o público da capital a assistir esse grande espetáculo que envolve a arte da improvisação atrelada à cultura popular nordestina. Estando presentes nessa segunda edição nomes como Rogério Meneses, João Lourenço, Hipólito Moura, Raulino Silva, Raimundo Caetano, Gilmar de Oliveira, entre outros, os artistas trarão ao palco uma verdadeira noite da poesia popular. O evento tem início às 19h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego e a entrada é gratuita.
Uma novidade do evento é que, além das apresentações das duplas de repentistas, a atividade trará ainda uma comissão julgadora sendo composta por Jonathas Falcão, da banda Seu Pereira e Coletivo 401, e os poetas populares Edezel Bezerra, José Dantas, Djair Olimpio, Espingarda do Cordel e Ivanildo Vila Nova.
Em sua página oficial no facebook, o artista paraibano, Jonathas Falcão, convidou os fãs a acompanharem o evento de perto e descobrirem mais sobre a cultura nordestina. “Quero convidar aqui toda a garotada, toda a juventude que curte Seu Pereira e Coletivo 401, para conhecer uma das principais inspirações para minha poesia”, disse o artista.
“Eu recebi o convite para ser um dos jurados do desafio. É a segunda vez que faço parte de um júri de cantoria. A primeira foi em Campina Grande, quando eu fazia parte do Clube do Repente, criado por Iponax Vila Nova. Fiquei muito feliz com esse novo convite e ficarei mais ainda se encontrar fãs da banda junto comigo lá, alimentando a alma de poesia nordestina”, descreveu Jonathas ao ser perguntado sobre o surgimento do convite para fazer parte do júri do evento.
Além da banca julgadora, foram convidadas as repentistas Minervina Ferreira e Maria Soledade que tem grande destaque na cena musical. Residente de Cuité, Minervina Ferreira, é uma das repentistas mais experientes. Porém, ainda que seja sobrinha de cantador, enfrentou na família, sérios preconceitos para levar adiante a profissão de cantadora.
Consciente de seu papel quanto artista, a poetisa procura imprimir em sua obra temas sociais, principalmente a condição da mulher. Indignada com o modo como os cantadores tratam as repentistas, organizou juntamente com a amiga Maria Soledade, cinco encontros de mulheres repentistas a fim de tornar pública as vozes das violeiras tantas vezes sufocadas.
Por sua vez, Maria Soledade, residente da capital, é camponesa aposentada, porém ainda ativista do Movimento de Mulheres do Brejo, de Alagoa Grande. Hoje vivendo em João Pessoa, a artista além de repentista é poetisa também, assim como Minervina.
Muitos de seus trabalhos trazem marcas ideológicas que quando publicados lhe rendem alguns problemas com poderosos latifundiários do Nordeste. A vida dessa mulher está inteiramente ligada à arte da cantoria e conhecendo-a não surpreende uma certa afirmação que fez ao marido: “Marido ruim eu encontro em qualquer esquina, mas uma viola boa, se eu perder essa tá difícil de encontrar”
Para o coordenador do evento, Iponax Vila Nova, o objetivo da nova edição do projeto é comemorar um ano de sucesso de atividade. “Tivemos o primeiro encontro realizado em julho do ano passado. E esses artistas quando sobem ao palco não brincam e mostram do que são capazes, trazendo seu raciocínio rápido e apurado sobre vivências e demais nuances que possam fazer parte de suas composições”, comentou o coordenador do projeto.
Sendo apresentador oficial e declamador, Iponax Vila Nova é coordenador do projeto e conduz as cantorias realizadas durante as apresentações. Além disso, Iponax fica encarregado de fazer o intermédio entre público e artista, tornando o evento mais dinâmico e proveitoso para quem estiver presente.
Para quem tem curiosidade em conhecer mais o projeto, o “De Repente no Espaço” é um evento mensal que acontece no espaço cultural e que faz parte do projeto de ocupação do local. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região.
De fevereiro a maio, outras quatro edições simples foram realizadas na temporada 2016. Entretanto, a edição especial de janeiro lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Quase mil pessoas acompanharam o evento, tornando o local pequeno para o público. Na ocasião, a então presidente da Fundação, Márcia Lucena, garantiu que o próximo Desafio De Repente seria realizado dentro do teatro para acomodar melhor o público. Com a sua saída da presidência, a sucessora, Nézia Gomes manteve a promessa e confirmou que o evento será no Paulo Pontes.
A cada mês, um repentista paraibano se apresenta fazendo dupla com um convidado vindo de outro Estado, apresentando duelos, poesias e canções da melhor qualidade do universo dos versos da cultura popular nordestina. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além de conduzir as cantorias realiza oficinas de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.
Confira as duplas confirmadas que farão parte da apresentação: Rogério Meneses (PB) e Zé Viola (PI) | João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI) | Raulino Silva (RN) e Raimundo Caetano (PB) | Gilmar de Oliveira (PB) e Miro Pereira (RN) | Luciano Leonel (PE) e Zé Carlos do Pajeú ( PE).