Notícias

Projeto Interatos se encerra nesta terça-feira (7), no Espaço Cultural, em JP

publicado: 06/11/2017 23h05, última modificação: 06/11/2017 23h28
1.jpg

Os personagens Zinho e Danilo são protagonistas do espetáculo intitulado ‘Disney Circo - O circo da família Vidal’ - Foto: Divulgação

tags: projeto interatos , funesc , espaço cultural , unipe


Guilherme Cabral

'Atuação do fonoaudiólogo em voz profissional: atores' é o tema da oficina que uma turma de Fonoaudiologia do Unipê ministra nesta terça (7), nos períodos das 9h às 12h e das 19h às 22h, na Sala 6, Mezanino 2, na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), localizada na cidade de João Pessoa, dentro da programação do último dia da edição de novembro do 'Projeto Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo', que começou no último sábado (4) e é realizado pela Funesc, em parceria com a PBGás e sob patrocínio de O Boticário na Dança. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail teatrofunesc@gmail.com.

Além de oficinas, a programação do projeto neste mês de novembro inclui workshop, performance e espetáculos, encenados no Teatro Paulo Pontes. A parte de teatro da edição é voltada para a formação. Na área de circo, o 'Interatos' trouxe para o público o espetáculo intitulado 'Disney Circo – O Circo da Família Vidal', da Paraíba, apresentado no último sábado. Naquela mesma data e no dia seguinte, só que no campo da dança, ocorreu oficina sobre o tema 'Movimento autêntico', ministrada por Soraya Jorge, do Rio de Janeiro, na Sala 5, mezanino 2, no Espaço Cultural, além, de ter sido realizada pelas integrantes do grupo Caos (PB), Maeza Donnianni e Ewellyn Lima, a performance denominada 'Desencaixe' e, pela Companhia Mário Nascimento (MG), o espetáculo 'O Homem Invisível'.

Realizado pela Funesc, o 'Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança' promove, a cada mês, apresentações e atividades de caráter formativo - oficinas, cursos, debates, rodas de conversa e seminários - com artistas paraibanos, além de outros oriundos de mais estados do Brasil e até de outros países. O setor de dança é gerido pela coreógrafa Ângela Navarro, enquanto que o de teatro é coordenado pela atriz e produtora de Suzy Lopes; e a de circo - que conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para crianças e bebês - por Diocélio Barbosa.

Neste ano de 2017, a Funesc e a Companhia Paraibana de Gás (PBGás) firmaram parceria para que, por meio da realização do projeto 'Interatos', a cidade de João Pessoa esteja incluída - o que já vem acontecendo desde março último, sempre no primeiro fim de semana de cada mês, e que vai prosseguir até dezembro próximo - no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do Brasil, mas também com patrocínio de O Boticário, por meio da Lei Rouanet.

O patrocínio de O Boticário é resultado de um edital de âmbito nacional da empresa, a qual, por meio de um programa de patrocínios a projetos culturais voltados exclusivamente para essa área, aprovou o projeto 'Interatos'. A iniciativa é denominada de ‘O Boticário na Dança’, estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, valorização e o acesso à dança, bem como para suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.