Notícias

Projeto Prima abre inscrições para o segundo semestre

publicado: 11/07/2017 00h05, última modificação: 11/07/2017 02h42
prima.jpg

O polo do Prima no Parque de Bodocongó, em Campina Grande, já beneficiou mais de 500 jovens da região - Foto: Divulgação

tags: projeto prima , governo da paraíba , inscrições , segundo semestre , 2017

 

Rodolfo Amorim - Especial para A União

A música é uma expressão artística capaz de promover transformações sociais, além de experiências prazerosas ao ouvir e tocar uma canção. A harmonia de sons, ritmos e letras faz dessa arte uma prática universal. Contudo, o Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) iniciou o período de inscrições para este semestre. Os alunos, que devem estar devidamente matriculados na rede pública de ensino, têm até o dia 21 deste mês para garantir uma vaga. Como iniciativa do Governo do Estado, o programa tem o objetivo de despertar o interesse de adolescentes pela música e a criação de orquestras em comunidades pouco desenvolvidas socialmente.

O Prima tem uma história de avanços. Os primeiros sons começaram a ser ouvidos com apenas 20 alunos, na cidade de Cabedelo, no ano de 2012. Cinco anos depois, os polos foram se estendendo para outras cidades. Atualmente, são nove municípios contemplados com o Prima, sendo 11 polos. O diretor geral do programa e músico, Milton Dornelas, disse que a iniciativa conta, hoje em dia, com cerca de 1,5 mil alunos, distribuídos nos diferentes polos, que vão do Litoral ao Sertão paraibano. Para ele, o programa se insere num patamar imponente no que diz respeito à arte e à ação do programa.

Este semestre, algumas reformulações pedagógicas e administrativas foram fundamentais, segundo o diretor, para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Prima. Durante cerca de 60 dias foram feitas reuniões e visitas aos polos com o intuito de firmar parcerias e planejar o início das atividades. No planejamento pedagógico foram instituídas metas para alunos que iniciarão, para os intermediários e avançados. A carga horária dos professores também será otimizada, assim como a ampliação do quadro desses mestres. O professor de clarinete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Arimateia Formiga fará parte do Projeto de Extensão para Capacitação de Professores e alunos do Prima.

Entre as parcerias, Milton Dornelas destacou o diálogo com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que se firma para o Projeto Piloto de Capacitação de professores e alunos de violino, viola, violoncelo, regência e piano. O número de salas de aulas do IFPB de Cabedelo também será ampliado, assim como a reativação do Polo da Escola Estadual Imaculada Conceição no bairro de Jacaré, em Cabedelo. Outra cooperação é com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, que incluirá Assistentes Sociais no quadro funcional do programa.

Como músico, Milton Dornelas ressaltou a importância desse programa para adolescentes de baixa renda. “Muitos alunos têm vontade de aprender um instrumento e conhecer mais a música, mas não têm acesso. Por isso o Prima se finca como um instrumento educacional e social”, ressaltou. Além de questões técnicas, o programa trabalha valores pessoais, como o respeito às diferenças, trabalho em equipe e saber lidar com o ser humano.

Polos de inscrição

Para se inscrever, é necessário que os alunos levem documento de identificação (certidão de nascimento, RG, entre outros), além do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) aos respectivos endereços:

  • João Pessoa: Alto do Mateus - Associação de Moradores do Alto do Mateus, (Rua Maria do Carmo Fonseca Santana, 83, Alto do Mateus); Bairro do Novais - Escola Adelaide Novais, (Av. Presidente Félix Antônio, Cruz das Armas); Tambiá - Escola Professora Úrsula Lianza - PROEM, (Avenida Monsehor Walfredo Leal, 476, Tambiá); 

 

  • Campina Grande: CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança a ao Adolescente José Jódilly, (Rua Valdomiro Ferreira da Silva, 100 – Malvinas); CRAS Mutirão, (Rua Deputado Raimundo Asfora, 14 - Sítio São Januário); Usina Multicultural Parque Ecológico Bodocongó, (Av. Juvêncio Arruda, 1232/1310 – Bodocongó); 

 

  • Cabedelo: IFPB - Campus Cabedelo, (Rua Santa Rita de Cássia, 1900, Jardim Camboinha); Jacaré - Escola Imaculada Conceição, (Rua Projetada, UTB 1610, Portal do Poço);

 

  •  Santa Rita: CSU/Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, (Rua Nautília Mendonça s/n, Alto das Populares); 

 

  • Guarabira: CIEEC - Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura,  (Rua Joca Ataíde, Bairro Novo);

 

  • Patos: Escola Egmar Longo de Melo, (Rua Violonista Antônio Moreno, s/n, Noé Trajano);

 

  • Itaporanga: Escola Professora Teresinha Gomes da Silva, (Rua Deocleciano Pereira Neves, Alto das Neves);

 

  • Cajazeiras: Escola Janduhy Carneiro, (Rua Patrício de Barros, 70, Centro);

 

  • Catolé do Rocha: CSU Angelina Mariz Maia, (Rua Projetada s/n, Luzia Maia.