Notícias

Pura Raiz faz show nesta 6ª no Teatro de Arena da Funesc

publicado: 07/12/2017 19h05, última modificação: 07/12/2017 19h27
1.jpg

Dedicado à produção autoral e ao fomento do samba de raiz, o grupo é um dos mais populares da cena musical da capital - Foto: Divulgação

tags: pura raiz , show , funesc , teatro de arena , feriado


Linaldo Guedes

Nesta sexta-feira (8) é feriado em João Pessoa, data em que se reverencia Iemanjá (Nossa Senhora da Conceição). Mas também vai ser uma data para celebrar o típico samba brasileiro. É que no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, será lançado o EP do grupo Pura Raiz, no 'Baile Samba Guerreiro'. O evento terá as participações de João Cavalcanti (Casuarina) e Clube do Samba de Mesa.

Será o terceiro disco do grupo. E o nome do evento mostra bem a que veio: o samba que resiste, que insiste nas suas raízes; o samba vem do povo negro, da música ancestral, que é brasileira por descendência. Em sua página oficial no Facebook, o grupo vem divulgando a convocação para o show de vários artistas, como Vitor de Souza, do grupo Folha de Zinco, João Cavalcanti, Alexandre Pé de Serra, entre outros.

O Pura Raiz é um grupo de samba da cidade de João Pessoa dedicado à produção autoral e ao fomento do samba de raiz. Foi formado em João Pessoa, por volta de 1996, a partir das rodas de samba que aconteciam nos bairros da cidade. Além de manter um vasto repertório autoral, o grupo vem propondo novos arranjos para sambas clássicos da música popular brasileira. Hoje, depois de 20 anos de trajetória, o Pura Raiz é referência para várias gerações de sambistas da cidade de João Pessoa, com dois CDs e um DVD gravados.

Segundo os integrantes da banda, o novo álbum apresenta seis sambas inéditos de autorias de Kojak do Banjo e Potyzinho Lucena em parcerias com compositores da cena local, além de um samba inédito dedicado ao grupo pela compositora potiguar Selma do Samba.

O grupo programou, ainda, algumas canções, como 'Samba que Me Faz Feliz' (Kojak do Banjo), 'Guerreiro que Luta Não Cai' (Gasparzinho, Potyzinho Lucena e Kojak do Banjo), 'Por Isso Eu Canto Assim' (Kojak do Banjo e Ninho Ewolução), 'Faço por Amor' (Selma do Samba), 'Abençoa o Meu Samba' (Kojak do Banjo e Rennan Oliveira), entre outras.