Notícias

cultura pop

Quatro dias intensos

publicado: 30/07/2024 09h02, última modificação: 30/07/2024 09h02
Imagineland promoveu encontro de admiradores e ídolos e teve dia extra para os fãs de Christian Chávez
1 | 5
Emoção e novidades no painel com a equipe de “O Auto da Compadecida 2”, no sábado | Foto: Rafael Passos/ Divulgação
2 | 5
Atores de Todo Mundo Odeia o Chris no domingo | Foto: Rafael Passos/ Divulgação
3 | 5
Carlos Villagrán, o Quico, foi atração no sábado | Foto: Samuel Santos/ Divulgação
4 | 5
Mônica Sousa recebendo pelo pai o título de cidadão paraibano | Foto: Rafael Passos/ Divulgação
5 | 5
Christian Chávez conversou com os fãs ontem | Foto: Leonardo Ariel
AutoCompadecida_CenterplexImagineland2024_RafaelPassos (177).jpg
Every Body Hates Chris_CenterplexImagineland2024_RafaelPassos (53).jpg
samuelsantosph-SABADO-0188.jpg
TurmaMonica_Titulo_CenterplexImagineland2024_RafaelPassos (114).jpg
chavez.jpg

por Esmejoano Lincol*

Os três dias de programação oficial do Imagineland, no fim, tornaram-se quatro, por um problema no deslocamento do artista Christian Chávez. A data adicional concluiu, ontem, o evento de cultura pop. Até o fechamento desta matéria, os organizadores não haviam divulgado o número oficial de visitantes, mas, antes do início da programação, a produção do Imagineland aguardava cerca de 40 mil pessoas — sendo 10 mil de fora da Paraíba, conforme dados coletados nas vendas dos ingressos.

JP Sette, sócio-fundador do evento, celebra o crescimento de sua empreitada, tanto em termos estruturais quanto artísticos. Dentre as atrações principais, seis delas eram internacionais: Carlos Villagrán, o Quico do seriado Chaves; Vincent Martella e Mike Estime, da série Todo Mundo Odeia o Chris; Aimee Garcia, atriz de Dexter e Lucifer; Michael Cudlitz, ator de The Walking Dead; e John Higgins, quadrinista e colorista de Watchmen. “Um feito e tanto, alcançado com muito trabalho, planejamento e negociações intensas com estúdios e grandes marcas do entretenimento. A visibilidade que o evento alcançou, atraindo o público de outros estados, é impressionante”, afirmou ele, que promoveu o evento em parceria com os empresários Peter Jordan e Claudio Spoladore. Sette relatou ainda que as negociações da terceira edição do Imagineland, em 2025, devem começar em breve.

Um novo Auto

Um auditório lotado e caloroso recepcionou a equipe de O Auto da Compadecida 2 no painel sobre o longa-metragem. O encontro com o público foi no último sábado, ocasião em que os atores Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Virginia Cavendish falaram sobre a nova experiência com seus velhos papéis. Também presentes, a codiretora Flávia Lacerda e o fotógrafo Gustavo Habda falaram sobre os detalhes técnicos do novo longa. João Suassuna, neto de Ariano, completou o time do painel.

“Pra mim foi um grande presente receber de volta o meu melhor personagem. No avião, conversei com um carinha que disse estar nervoso com essa sequência, como se fosse encontrar um parente que não via há muito tempo”, contou Matheus.

Já Selton relembrou que Chicó foi sua primeira experiência com comédia em audiovisual, a convite de Guel Arraes, que também assina a direção deste segundo filme. “No ano passado, a gente se reuniu com o Guel para saber se essa continuação fazia sentido, se ainda havia história para contar. Conforme conversávamos, ficamos muito emocionados e a possibilidade de filmarmos a sequência surgiu assim”, recordou.

Flávia e Gustavo justificaram o fato de O Auto da Compadecida 2 ter sido filmado completamente em estúdio, diferentemente do primeiro longa, rodado em Cabaceiras, na Paraíba. “O novo filme conta com uma passagem de tempo, que faz com que o município mude de um aspecto decadente para outro renovado. Foi feita uma pesquisa em fachadas de várias cidades locais”, adiantou a codiretora.

No novo Auto, os atores Humberto Martins, Fabiula Nascimento, Eduardo Sterblitch e Luís Miranda interpretam novos personagens — baseados em outros tipos presentes na extensa obra de Ariano e em outros papéis clássicos da literatura. Taís Araújo surge como Nossa Senhora Aparecida em substituição à Fernanda Montenegro. O painel exibiu, por fim, cenas inéditas da sequência: João Grilo e Chicó flagrados escavando as terras do Coronel Ernani (Humberto), em busca de água; e Clarabela (Fabiula) batendo à porta de Chicó para tentar seduzi-lo, a despeito do fato de ele estar com Rosinha (Virgínia).

Após a conclusão do painel, Selton permaneceu no palco e chamou seu pai, Dalton Mello para fazer uma homenagem a sua mãe, Selva Mello, falecida no último dia 17. Ele revelou que quase desistiu da vinda a João Pessoa, mas mudou de ideia pela oportunidade de prestar um tributo a Selva. “Estou aqui por ela, porque eu acredito em sentimento e em coisas invisíveis e sei que ela está presente, assistindo a tudo”, disse Selton, emocionado. No telão do Centerplex, o ator mostrou fotos de sua família ao longo das décadas, ao som de “Força estranha”, na voz de Roberto Carlos.

Christian na capital

Previsto como uma das atrações do domingo, último dia do Imagineland, o cantor e ator mexicano Christian Chávez, ex-membro do grupo RBD, enfrentou problemas com a conexão de seu voo internacional e não conseguiu chegar à Paraíba a tempo de integrar a programação original. Todos os seus compromissos foram reagendados para ontem, incluindo um painel mediado pelo repórter Emiliano Gomes, do Portal Pop Jampa, e mais duas sessões de fotos e autógrafos.

A mudança de data não intimidou os fãs, que lotaram o Centro de Convenções de João Pessoa pela manhã. A jornalista Janaína Bolonezi e a supervisora de meio ambiente Lorenza Antonelli vieram de outros estados para encontrarem-se mais uma vez com o ídolo. “Acompanho ele há 20 anos, desde a época do RBD, mas o Christian sempre foi o meu predileto. Fui pega de surpresa com o anúncio dele no Imagineland, pois jamais esperaria que ele viesse para João Pessoa”, declarou Janaína, vinda do Distrito Federal. “Enfrentei mais de 30 horas de viagem, ao todo. Sempre me identifiquei com ele, pelo fato de ele ser muito humano, igual a todos nós”, afirmou Lorenza, que chegou de São Paulo neste fim de semana.

Residente na Paraíba há sete anos, a estudante Maria Victória da Silva destaca a bandeira da representatividade que o artista passou a carregar depois que tornou pública sua orientação sexual, em 2007, enquanto aguardava para ver o artista. “Ele moldou meu caráter. Ele é um ícone LGBT e mesmo que eu não faça parte da comunidade, quando ele se assumiu gay, mudei minha visão. Hoje eu poderia ter um pensamento completamente diferente sobre o assunto se não fosse por ele”, asseverou. 

Antes de cumprir sua nova agenda, Christian participou de uma entrevista coletiva no Centerplex Pedra do Reino. A propósito de sua sexualidade, Christian falou sobre seu minidocumentário, intitulado Puto, ainda sem data de estreia. O nome do filme faz referência a uma gíria, que na língua espanhola, designa de maneira pejorativa indivíduos da comunidade LGBTQIAP+. “Foi uma palavra que eu cresci ouvindo. E essa, por muitas vezes, é a última coisa que muitos gays ouvem antes de serem assassinados. A intenção é recuperar essa palavra para dar voz à comunidade e ressignificá-la com muito amor e muito coração”, esclareceu. Um compacto com músicas inéditas dele também deve chegar às plataformas, em breve.

Christian esteve recentemente no Nordeste, participando do São João da Thay, evento promovido pela influenciadora Thaynara OG, no Maranhão. E em 2006, ainda na época do RBD, ele havia feito um show em Pernambuco. “A sua região é muito rica, com sua gente, sua cultura. É maravilhoso estar aqui e poder curtir com os fãs”, pontuou. O RBD, grupo do qual fez parte há alguns anos, reuniu-se para uma série de shows especiais em 2023. Questionado sobre um novo encontro do grupo, ele faz mistério, mas disse que há negociações neste sentido.

Mônica no palco

Mônica Sousa, filha deMaurício de Sousa e inspiradora da personagem mais famosa do quadrinista, esteve no evento no domingo. No painel sobre ela, contou sobre como se relacionou com a personagem e mostrou o trailer de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, que ainda terá a data de lançamento confirmada.

No fim do painel, ela recebeu no palco uma homenagem ao pai: o título de cidadão paraibano, anunciado durante a participação de Maurício no Imagineland, no ano passado. O deputado Eduardo Carneiro, propositor da homenagem, e o governador João Azevêdo entregaram a placa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de julho de 2024.