Notícias

Rota Cultural Raízes do Brejo movimenta Serra da Raiz neste fim de semana

publicado: 22/10/2019 11h42, última modificação: 22/10/2019 11h42
Foto_SerraRaiz.jpg

tags: rota cultural raízes do brejo , serra da raiz


Serra da Raiz, distante 120 km de João Pessoa, promove neste fim de semana a quinta etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo, que envolve nove municípios da região. A cidade com pouco mais de 3,2 mil habitantes (Censo de 2010) reluz pela sua produção de ouro e pedras preciosas e se preparou para apresentar aos turistas que também produz muita cultura, artesanato e gastronomia.

O Raízes do Brejo é um projeto que procura resgatar a cultura das cidades envolvidas, apresentar as pessoas que produzem artesanato, fazem as suas receitas, e que possam tornar essas atividades em um meio de vida, gerando renda extra e até abrindo novas vagas de trabalho.

A abertura da programação da Rota Cultural acontece na sexta-feira (24), com uma alvorada às 6h. A solenidade de abertura será às 20h. Em seguida, estarão abertas as feiras de Artesanato e Gastronomia. No sábado (25), será aberta a Exposição Arqueológica, no Museu do Homem Serrano, mas o dia será marcado por uma série de shows e apresentações culturais, como Bandas Marciais das escolas públicas, Pastoril Mestra Adauto, Grupos Folclóricos e Retreta com banda de música Joaquim Menezes. Haverá ainda um show de José Orlando e Gegê Bismark.

No domingo (27), logo cedo será realizada uma trilha ecológica nas regiões de Trindade e Loca da Nega; uma missa na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. À tarde, a partir das 14h, artistas locais se apresentam na Praça de Eventos, como os artistas Rodolfo César, Bruninho Hits e Marcelo Lima. A Rota Cultural se despede de Serra da Raiz em Grande estilo, com um pôr do sol na Chácara Santa Lúcia.

Atrativos turísticos -  Loca da Negra – A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. O nome foi atribuído, pela lenda contada que uma negra se escondia naquela área rochosa, já que sofria perseguição de colonizadores. O enredo final conta que a mulher ficou escondida até sua morte e assim, eis o nome do lugar ‘Loca da Nega’, que relembra a história.

Cruzeiro – A visitação ao cruzeiro da cidade é aberta ao público e de lá, os visitantes possuem uma visão panorâmica, em que se consegue observar a igreja local e a lagoa da cidade. A construção do cruzeiro marcou a passagens dos séculos, de XIX para XX.

Lajedo do Alto – Nascer do Sol – Beleza natural e desfrutada coletivamente no município de Serra da Raiz. O astro rei é esperado em um encontro coletivo às 5h da manhã, ao som de música. O nascer do sol é um momento para começar bem o dia na cidade, com vista para uma incrível paisagem. Os passeios podem ser agendados com um guia (Edson – 83-9157-2454).