Notícias

Salão Nacional de Humor José Lins do Rego já tem 50 trabalhos inscritos

publicado: 14/07/2016 00h05, última modificação: 13/07/2016 20h00
Pág 9 - Jose_Lins_do_Rego.jpg

José Lins do Rego é o homenageado do evento

tags: salão nacional de humor josé lins do rego


Guilherme Cabral

Cerca de 50 trabalhos - a maioria na técnica caricatura, produzida por paraibanos - oriundos de todo o Brasil já foram inscritos para o 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba, e ocorrerá no período de 12 de agosto a 11 de setembro. Foi o que antecipou para o jornal A União a coordenadora de Quadrinhos da Funesc e idealizadora do evento, Thaïs Gualberto, para quem a quantidade já superou as edições anteriores. No entanto, como a intenção é ampliar o número de participantes, houve a prorrogação do prazo de inscrição, que pode ser enviada pelo e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com e se encerrará neste domingo. A divulgação do resultado está prevista para o próximo dia 25.

Coordenadora de Quadrinhos da Funesc, Thaïs Gualberto é a idealizadora do SalãoThaïs Gualberto comentou que, diante da quantidade de inscritos, uma estrutura será montada ao lado da Gibiteca Henfil, instalada nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, para que a exposição seja realizada. Até então, a média de trabalhos inscritos era de cerca de 20. Ela também ressaltou que, pela primeira vez, o Salão fará parte de outro evento, denominado de 2º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos - Quadrinhos Intuados, cuja abertura acontecerá no dia 12 de agosto. Como o prazo foi prorrogado, o edital e a ficha de inscrição encontram-se neste link e o tema proposto é a vida e obra de escritores e quadrinistas nordestinos (a escolha é livre). As obras inscritas devem ter as seguintes dimensões: 297 x 420 mm (tamanho A3) e resolução de 300 DPI. Caso sejam em tamanhos menores a desclassificação será automática.

Entre os trabalhos selecionados para integrarem o 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, três obras serão premiadas em três categorias: “Cartum”, “Charge, caricatura e ilustração” e “Tira e HQ (uma página)”, devendo cada ganhador receber o valor de R$ 2 mil. Os critérios para a escolha vão ser a excelência técnica e a criatividade. Os vencedores terão de apresentar a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, Pis / Pasep / NIT, comprovantes de residência e bancária (banco, conta e agência), certidões negativas de tributos federal, estadual e municipal e declaração atestando não conter vínculo empregatício com o Governo da Paraíba.

“Como o Salão, pela primeira vez, fará parte do Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, a temática escolhida se adequa muito bem ao restante do evento. Mas a maior diferença das edições anteriores talvez seja a proporção que a exposição deve tomar, pois, ao contrário do que acontecia antes, quando eram selecionadas cerca de 20 obras, dessa vez serão dez vezes mais e duzentos trabalhos estarão expostos ao lado da Gibiteca Henfil durante um mês”, disse Thaïs Gualberto.

Quem ainda pretende se inscrever para o Salão precisa atentar para certos requisitos. Todas as obras devem ter alguma relação com a vida ou a obra de escritores, cartunistas, chargistas, desenhistas e caricaturistas da região Nordeste do Brasil. Os trabalhos que não preencherem tais critérios serão desclassificados. Podem participar artistas profissionais e amadores cujos trabalhos não tenham sido premiados até a data de encerramento das inscrições. Cada candidato poderá inscrever até três obras de sua autoria, assinadas. A ficha de inscrição deverá ser preenchida corretamente, assinada e digitalizada.