Cultura Pop

Sansão gigante chega à capital da PB

publicado: 04/07/2023 13h50, última modificação: 04/07/2023 13h50
Versão de quase 12 metros da criação de Mauricio de Sousa será instalada, hoje, no Busto de Tamandaré
60-Anos-da-Mônica-Jp.jpg

Para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, o seu bicho de pelúcia saiu de São Paulo, foi para Campina Grande e agora se “bronzeará” na orla de João Pessoa - Foto: Evandro Pereira

Por décadas, nos gibis assinados por Mauricio de Sousa, ele é o principal alvo dos planos “infalíveis” do Cebolinha contra a Mônica para se tornar o “dono da rua” (ou “lua”, já que o garoto com cinco fios de cabelo na cabeça troca o “R” pelo “L”). Vítima de nós nas orelhas, o coelho Sansão é o mascote da maior criação da Mauricio de Sousa Produções, que neste ano celebra seis décadas de existência.

Por conta disso, a ação batizada de Coelhadas Gigantes está viajando pelo país para mostrar para o público uma versão gigantesca do coelho azul da Mônica, com cerca de 12 metros de comprimento.  Após aterrissar em São Paulo, o famoso bicho de pelúcia fez a sua segunda parada na Paraíba, o primeiro estado do Nordeste a receber a iniciativa, no melhor estilo junino: com chapeu de palha e sanfona a tiracolo, Sansão ficou contemplando o Açude Velho em cima do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, durante o “Maior São João do Mundo” – de 15 de junho ao último dia 3.

Agora, será a vez da capital paraibana. O projeto será inaugurado hoje, às 11h, no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. A ação permanecerá nas próximas semanas, sendo uma iniciativa idealizada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP), com promoção do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa, parceria com o Imagineland, evento de cultura pop, que será realizado entre os dias 28 e 30 deste mês, no Centro de Convenções da capital paraibana. Também conta com a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações de quadrinhos, e a Gol, transportadora aérea oficial da campanha.

“Para mim, ter ajudado, de alguma forma, a trazer o Sansão Gigante para Paraíba é mais que uma felicidade. Ser o primeiro estado, depois da Avenida Paulista, a receber um momento tão importante como esse para a Turma da Mônica, para Mauricio e para a própria Mônica é mais que uma honra”, declara JP Sette, idealizador do Imagineland.

Mauricio na Paraíba

No final deste mês, o criador da Turma da Mônica será um dos principais convidados do Imagineland. Mauricio de Sousa virá pela primeira vez ao estado e o quadrinista deve receber dois títulos de cidadania – um pessoense e, outro, paraibano –, cuja solenidade acontecerá na própria programação do Imagineland.

Entre os nomes já confirmadas pelo evento estão o comediante mexicano Edgar Vivar, conhecido pelos papéis de Senhor Barriga e Nhonho, do Chaves; os atores norte-americanos David Ramsey (Arrrow), Julie Caitlin Brown (Star Trek e Babylon 5) e Seth Gilliam (o padre Gabriel Stokes, da série de zumbis The Walking Dead).

Além dessas atrações, haverá games, shows, streaming, lançamentos, ativações, influencers, cinema, quadrinhos e concursos de cosplay e k-pop, dentre outras.

Os ingressos para o Imagineland já estão à venda através da plataforma oficial do evento, a Teeket (www.teeket.com.br), com valores a partir de R$ 89. Para mais informações, como as principais atrações e a programação mais detalhada, basta acessar o site oficial do evento (www.imagineland.com.br).

O Imagineland é uma realização das empresas paulistas Eleven Dragons, Spola, Non Stop, Ei Nerd e Fpass, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de julho de 2023.